Confira dicas de como se livrar de dívidas e conseguir uma renda extra

Embora o país esteja começando a sair da crise, a retomada da economia e do emprego a um patamar razoável ainda deve demorar algum tempo. O desemprego continua muito alto e os salários seguem em ritmo de queda, com a criação de vagas que não exigem formação superior.

Todas essas estatísticas fazem com que boa parte da população acumule dívidas e acabe recorrendo a muitas maneiras de equacionar o orçamento doméstico, seja conseguindo uma renda extra ou reduzindo os gastos. Por isso, vamos listar algumas opções para se livrar das dívidas e ainda conseguir uma renda extra.

Veja como se livrar das indesejáveis dívidas

Juntar dinheiro é difícil e acumular dívidas é fácil. Se você está enfrentando problemas financeiros, saiba como se livrar deles de uma vez por todas e não voltar a cair no mesmo erro:

  • Organize sua renda mensal

Calcule o valor da sua dívida e organize a sua renda mensal. Veja quanto dela você poderá usar para pagar suas dívidas. Assim, você se organizará sabendo o quanto terá para negociar com os credores, se pagará à vista ou em parcelas. Para isso, você precisa saber que o valor que terá disponível para quitar a dívida deve ser apenas o que sobra de dinheiro depois de pagar o básico.

  • Conheça as opções de pagamento

Converse com seus credores sobre uma possível renegociação da dívida. Com isso, você pode tentar pagar em parcelas menores. Caso o credor não lhe ofereça uma opção viável, avalie as outras opções de crédito. Você pode, por exemplo, solicitar um crédito pessoal de forma rápida e prática.

  • Transforme várias dívidas em apenas uma

Se você tiver várias dívidas com credores diferentes e não tem dinheiro para quitar todas de uma vez, a saída pode ser, talvez, contratar um empréstimo para pagá-las. Com isso, você fica devendo apenas a empresa que lhe forneceu crédito. As vantagens são que, ao pagar dívidas antigas, você consegue se organizar melhor financeiramente, volta a ter o nome limpo, se livra de cobranças e preocupações com várias contas e pode pagar apenas as parcelas do empréstimo todo mês.

  • Venda seus bens menos importantes

Certamente você tem algo que está encostado em casa e nem se lembrava. Pois existem vários sites na internet que comercializam bens usados. Carro, itens de decoração, instrumentos musicais, materiais fotográficos, absolutamente tudo pode ser anunciado e vendido sendo revertido em dinheiro na sua conta.

  • Não erre novamente

Agora que você já sabe como se livrar das dívidas, a dica é não errar novamente e manter as contas bem organizadas, sabendo sempre qual a sua renda e os seus gastos mensais.

Descubra como ganhar dinheiro extra

Sempre é bom ganhar uma renda extra, ainda mais quando se está com alguma dificuldade financeira. Se este for o seu caso, separamos algumas opções para você dar um alívio para o seu extrato bancário no fim do mês. Confira:

  • Alugue sua residência ou quarto

Você pode alugar a sua residência ou algum quarto dela por temporada, basicamente como se sua casa fosse um hotel. Sites como Airbnb reúnem pessoas que buscam um lugar barato para ficar com pessoas dispostas a alugar seus espaços, podendo ser um quarto ou o local inteiro.

  • Transporte de pessoas

Você tem carro? Saiba que você pode ganhar dinheiro com ele. Aplicativos como Uber têm conquistado consumidores porque são mais baratos e práticos que os táxis. Você pode se aproveitar disso e se tornar um motorista nas horas vagas. Faça o cadastro, saia transportando pessoas e aumentando a sua renda!

  • Caronas

Você também pode conseguir uma renda extra com seu carro dando carona para as pessoas. Parece mentira, mas não é! O BlaBlaCar é um aplicativo que ajuda quem precisa ir de um ponto A ao B a encontrar pessoas que estejam fazendo esse trajeto. Basta você fazer o download do app, se cadastrar e criar a sua carona.

  • Trabalho freelancer

Se você tem alguma habilidade que possa vender como um serviço, pode fazê-lo, por exemplo, no site 99Freelas, onde as pessoas oferecem trabalhos como autônomos ou buscam por quem possa suprir suas necessidades.

....

COMPARTILHAR