Dicas para cuidar da pele no verão

O verão também é conhecido como a estação mais feliz do ano! Sol, praia, piscina e muita diversão fazem parte do roteiro dos apaixonados por esse período quente e ensolarado. Muitas pessoas até aproveitam para cuidar ainda melhor de si e ficar com o bronze e o corpo desejado nesses meses.

Sabemos que saúde não é brincadeira e é preciso redobrar os cuidados com a pele durante o verão. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, uma média de 180 mil novos casos.

Sendo assim, evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir os tumores cutâneos e outras doenças da pele. Confira dicas para cuidar da pele no verão!

Filtro solar

Você já deve saber que o uso de filtro solar é essencial, né? Os produtos com fator de proteção solar (FPS) 30, ou superior, são recomendados para uso diário e não só para momentos de ir à praia, à piscina, ao clube, etc.

Fique atento! Ele deve proteger contra os raios UVA (indicado pelo PPD) e contra os raios UVB (indicado pelo FPS). O produto deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele o absorva.

Se você estiver exposto ao sol, o ideal é reaplicar a cada duas horas o filtro solar.

Escolha as vestes e acessórios corretos

Óculos de sol, bonés e chapéus são itens indispensáveis para se proteger da exposição ao sol no verão. Além disso, usar roupas de algodão e de cores claras nas atividades ao ar livre são sempre uma boa escolha! Elas bloqueiam a maior parte da radiação UV e ainda são mais leves, garantindo maior conforto.

Mantenha a pele hidratada

Depois de um dia na praia é essencial hidratar a pele para evitar o ressecamento e aquelas rachaduras. E hidratar o rosto também é essencial, pois existe inclusive hidratante para a pele oleosa e outros tipos de pele, mantendo a maciez e hidratação do rosto, sem o efeito oleoso.

Principalmente durante os períodos mais quentes, lavar o rosto uma ou duas vezes ao dia também é importante para evitar o acúmulo de oleosidade e prevenir problemas como acnes, por exemplo.

Hidrate-se 

Além de ser essencial para evitar a hidratação e mal-estar, beber água também ajuda e muito na saúde da sua pele. Lembre-se que nesse período você transpira mais e precisar repor os líquidos. O ideal é beber água, mas sucos e água de coco também são bem-vindos.

Alguns alimentos como cenoura, abóbora, maçã e beterraba também são ótimos para a pele, pois possuem os chamados carotenoides, uma substância que se deposita na pele e tem grandes propriedades antioxidantes. Eles são encontrados em frutas e verduras de cores laranjas ou vermelhas.

....