Empilhadeiras Elétricas e a Logística do Estoque

Em qualquer negócio, uma maior eficiência requer uma melhor logística. Principalmente nas grandes indústrias, a manutenção e disposição do estoque é um dos principais pontos que garantem uma circulação do produto e consequente relação eficaz entre a empresa e o consumidor. Uma das formas de melhor conseguir pensar na logística do estoque é utilizando a empilhadeira elétrica.

Em grandes armazéns, muitas vezes, os produtos devem ser estocados um em cima do outro por um melhor aproveitamento de espaços, fazendo com que alguns dos itens tenham que ficar no alto, uma tarefa praticamente impossível de se fazer sem uma empilhadeira elétrica. Ela tem a vantagem de dialogar com princípios da segurança do trabalho, sendo uma das soluções para evitar uma série de acidentes no ambiente de estoque e circulação de carga.

Em termos gerais, a empilhadeira elétrica é um veículo industrial que tem como função transportar grandes volumes de cargas, que são colocados sobre os pallets à frente do equipamento. Tem a vantagem de contribuir positivamente para o meio ambiente, por funcionar por meio de um motor elétrico, no lugar de um que utilize combustível. Utiliza baterias industriais recarregáveis ou funciona a partir de formas externas de transmissão de energia.

Ocupado pelo operador de empilhadeira, profissional específico habilitado para manejá-lo, o veículo industrial possui dois garfos horizontais compridos que se encaixam aos pallets de madeira, que, por meio de uma força hidráulica aplicada à torre de elevação, faz um movimento de levantar e abaixar esses pallets, conforme os comandos realizados pelo operador.

Há, além disso, a possibilidade de que a empilhadeira elétrica realize um movimento frontal e lateral da torre, levando em consideração o destino inicial e final de uma determinada carga em um galpão, estoque ou armazém.

Por seu funcionamento ocorrer segundo os princípios da sustentabilidade, esses cada vez mais pensados pela indústria, a empilhadeira elétrica passam à frente de outras formas de se carregar e movimentar o estoque em um negócio, uma vez que preservar o meio ambiente é bem mais importante do que utilizar máquinas a combustão.

Com seu baixo consumo de energia, a escolha das empilhadeiras elétricas pode ser realizada segundo os princípios da economia verde. Eles garantem que a produção e manutenção dos serviços ligados à indústria e a obtenção de recursos por meio dessa última é feita com uma menor degradação ambiental. Sendo assim, a empilhadeira elétrica é uma ótima opção para empresários preocupados com o futuro do planeta, além da eficiência de suas empresas.

A máquina têm modelos variáveis, embora todos tenham a mesma lógica de funcionamento sustentável. Variando entre veículos industriais de três ou quatro rodas, esses modelos de empilhadeiras podem carregar de 1,3 a 2 toneladas de carga, podendo elevá-las a uma altura de até 7,5 metros, de forma estável.

Em países industrializados, a empilhadeira elétrica já ocupa 70% da indústria.

Esse veículo industrial tem a capacidade de aumentar a produtividade nas áreas de logística e de armazenagem, uma vez que, mesmo em locais com alta movimentação de cargas, ela consegue deslocá-las facilmente com a sua flexibilidade para manobras de elevação e até conduzi-las entre os espaços mais estreitos.

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.