Estudos revelam porque viajantes escolhem o mesmo destino mais de uma vez

Quanto temos tempo de folga, dinheiro sobrando e queremos viajar, a primeira coisa que pensamos é na lista de lugares novos que podemos conhecer. Porém muitas vezes a novidade é deixada de lado e acabamos escolhendo locais que já visitamos e gostamos muito. Uma pesquisa recente realizada pela Phocuswright,  companhia global de pesquisas sobre o mercado do turismo, apontou os principais motivos que levam a essa escolha de destinos repetidos.

Foto reprodução/Pixabay

Os três motivos que levam alguém a viajar mais de uma vez para o mesmo local

Foram entrevistados viajantes de sete países, entre eles o Brasil, e o resultado mostrou que as pessoas que escolhem viajar a algum lugar que já estiveram anteriormente fazem isso principalmente por conta das experiências boas que tiveram no local.

De acordo com Paulo Ramos, do site travelspring.com.br, o fato do viajante já conhecer o local e ter gostado da viagem anterior faz com que fique muito mais fácil planejar a nova viagem, já sabendo os prós e contras, os melhores lugares e como gastar o orçamento, e assim aproveitar até mais do que na última vez que esteve lá. No caso dos brasileiros, que têm o hábito turístico de planejar todas as viagens com muita antecedência, isso é extremamente importante.

O segundo ponto mais citado na pesquisa foi o valor gasto com a viagem. O viajante estima melhor os custos quando já conhece o local, evitando imprevistos. Além disso, a confiança em viajar aumenta quando já se sabe se o destino compensa o valor investido. No Brasil este fator aparece quase empatado em primeiro lugar, mostrando a importância do custo financeiro das viagens em nosso país.

Em terceiro lugar vem o fato de não visitar o local escolhido há mais de cinco anos, envolvendo o lado sentimental de retomar uma viagem marcante feita há muito tempo e que não se repetiu. A pesquisa contabilizou apenas viagens feitas turisticamente, excluindo visitas a familiares e amigos e viagens a trabalho ou para eventos.

O levantamento também apontou as principais motivações para viajar até um novo lugar: o sonho de conhecer a localidade, recomendações de pessoas de confiança e o valor financeiro, respectivamente.  Em nosso país, outro estudo mostrou que 75% dos brasileiros sonham em conhecer algum lugar do território nacional.

A experiência como fator principal em uma viagem

Esta pesquisa ajuda a explicar o crescimento do chamado turismo de experiência, que consiste em conhecer de maneira mais profunda a cultura do local visitado. Quando se retorna a algum destino já conhecido, é mais fácil realizar trocas culturais com a população local, aproveitar mais intensamente a viagem e trazer na bagagem conhecimentos que vão durar por toda a vida.

As localidades que pretendem atrair turistas estão cada vez mais cientes desses hábitos, e por isso estão investindo em diversas melhorias para proporcionar melhores lembranças às pessoas, promovendo uma espécie de fidelização. Por conta da ascensão das viagens em busca de experiências, o mercado do turismo é apontado como uma das maiores tendências globais de consumo deste ano.

....