Euclides da Cunha: História de Meninos vai abrir as atividades culturais de 2015

projeto-filme_03A Abertura Oficial das atividades culturais do Ponto de Cultura Os Sertões, neste ano, será realizada nos dias 23 e 24 (sexta e sábado) de janeiro, a partir das 19h, na Praça do Cruzeiro de Maria, no bairro Caixa D’Água, em Euclides da Cunha. A peça teatral “Canudos: História de Meninos” é um resultado de pesquisa da Cartilha de Canudos e do livro “Os Sertões”, de Antenor Júnior e do escritor Euclydes da Cunha, respectivamente. Esse trabalho teve início em outubro de 2014 com estudantes do Ensino Fundamental do Centro Educacional Professora Durvalina de Abreu Andrade.

A oficina de teatro está sendo realizada na área interna da escola por Jamile Cruz, estudante em licenciatura em teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela assistente de direção Daiane Campos. No início das atividades foram selecionados os jovens atores e atrizes. Os trabalhos foram voltados para aquecimentos vocais; expressão corporal com trabalhos lúdicos; criação de cena; estudos de textos, dentre outros.

projeto-filme_01Peça Canudos: História de Meninos será transformada em filme

O Ponto de Cultura Os Sertões vai produzir o filme com o mesmo título da peça teatral – Canudos: História de Meninos. A proposta selecionada pelo Prêmio Pontinho de Cultura será dirigida pelo documentarista e pesquisador da Campanha de Canudos, Antenor Júnior e pelo cineasta Paulo Tavares, que chegará de Santa Maria – RS, no próximo dia 26, para início dos trabalhos, onde inicialmente acontecerão as locações do filme.

Para Antenor Júnior, a proposta é de levar esse trabalho cinematográfico para as salas de aulas das escolas públicas de Euclides da Cunha, Canudos e Monte Santo. “O benefício será muito importante, pois os municípios envolvidos neste projeto tiveram participação direta no episódio da Guerra de Canudos. Retrataremos a história e a memória de nossa região”, observou.

Ascom ACEC
Fotos: Antenor Júnior e arquivo pessoal/Paulo Tavares