BIOGRAFIA DO SAUDOSO PR. CONRADO AMÉRICO DOS SANTOS

0
128
ginaldo 1
PR. CONRADO AMÉRICO DOS SANTOS ( *20.01.1922 +05.02.1995)

Disse Jesus: Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome: João 15:16 TRADUÇÃO NVI

Sei que sou suspeito a escrever a Biografia do meu saudoso e querido Pai. Contudo prometo diante de Deus, exercer toda a minha sinceridade, abrindo mão de minhas verdades; para que a verdade dos fatos que presenciei no nosso dia a dia, se sobreponha…

Natural da cidade de Monte Santo – Bahia (sertão Baiano), nascido no dia 20 de Janeiro de 1922, com uma infância humilde na zona rural, não teve a oportunidade de estudar porque na Fazenda Riacho da Onça onde fora criado não dispunha de Escola. Aprendeu a ler e escrever um pouco pelos seus esforços e em parceria com o seu irmão José Gregório. Em meados da década de 40 foi pra capital Salvador – Bahia para trabalhar e vencer na vida, onde trabalhou alguns anos de guarda noturno. Nessas idas e vindas conheceu a minha Mãe Izabel Ribeiro dos Santos, que residia na Faz. Lajinha Município de Cansanção – Bahia; quando a pediu em casamento ao seu futuro Sogro Amâncio Barbosa de Souza e Sogra Joana Barbosa.

De lá foi para São Paulo – SP de onde se correspondia com minha Mãe por cartas no Correio, essas que demoravam semanas até meses para chegar as suas mãos rsrs segundo me contou. Lá chegando foi trabalhar numa Fábrica do Grupo Votorantim chamada Nitro Química, onde posteriormente assumiu cumulativamente a responsabilidade de gerenciar o ALOJAMENTO da fábrica. Lá recebia o pessoal que vinha do Norte para trabalhar, esses procedentes de várias cidades na maior parte de Cansanção e Monte Santo-Bahia. Ficou muito conhecido pelas recomendações que se faziam a seu respeito, para procura-lo no dito ALOJAMENTO, com a finalidade de hospedagem dos mesmos.

Retornando a terrinha querida, casaram-se no dia 22 de Março de 1952, numa festa muito bem concorrida; a mim contada por algumas pessoas que se fizeram presentes. Dentre elas o Sr. Lucio por exemplo, que morava na Faz. Pau de Colher. Dia seguinte viajaram para São Paulo, precisamente São Miguel Paulista Zona Leste, onde se radicaram. Nasceram dessa união eu filho primogênito, o Isaac, a Rute; e a Vasty já em Cansanção – Bahia.

Meu querido e saudoso Pai Conrado a quem tenho a hiper honra de Biografar, me contou um fato no mínimo interessante e curioso. Nas suas viagens para Salvador, ele vinha para a cidade de Queimadas – Bahia, pegar o trem rumo a Capital Baiana. Nesta cidade já havia um templo Evangélico Batista construído pelo Empresário Mainá. Na época o comentário que corria a boca miúda era de que uma pessoa para se tornar crente, teria que lutar com um bode preto, rsrs…, se vencesse o terrível animal; aí sim estava aprovado para ser crente rsrs. Com essa estória na sua mente ele dava a volta de um quarteirão para não passar na frente do templo, porque julgava estar lá dentro o tal bode… rsrs Em São Paulo esse pensamento era recorrente, sempre passando de largo quando via um grupo de pessoas na Pça da Sé num culto ao ar livre. Evitava sempre transitar por uma rua que tivesse templos de crentes. Preferia dar a volta de um quarteirão. Como a firma que trabalhava produzia produtos altamente tóxicos, em contato diário com o cheiro inevitável dos mesmos; passou a ter sérios problemas respiratórios e seu pulmão foi afetado consideravelmente. Foi submetido a exames especializados e raio-x que comprovaram a gravidade do problema. De modo que foi desenganado por uma junta de médicos, por lesão séria, em toda a sua pleura pulmonar e outras complicações. Neste interim, o saudoso Missionário Manoel de Mello Líder e fundador da Igreja OBPC, estava sendo usado poderosamente por Deus, com revelações genuínas do Espírito Santo, autenticas e curas divina confirmadas. Pessoas próximas o aconselhavam a participar, ele contudo sempre hesitante. Muito doente seu quadro de saúde só piorava. Finalmente decidiu comparecer ao primeiro culto numa segunda feira a noite, no Templo sede da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, na Rua Tuiuti, 1547 no bairro Tatuapé; onde foi “revelado individualmente” pelo Espírito Santo de Deus na pessoa do Missionário já citado. Era uma plateia de mais de 8.000 pessoas. No momento da oração ele sentiu um calor sobrenatural na região do tórax; e exatamente naquele momento fora curado milagrosamente, para honra e glória do nome de Jesus. Dia seguinte ao culto, foi ao médico solicitar que todos os exames fossem repetidos. Feito isso o resultado dos novos exames, chamou a atenção de uma Equipe de 06 médicos atônitos!!! Disseram eles: “Seus pulmões estão perfeitos, como de uma criança” … Perguntaram o que aconteceu? Ele falou do ocorrido… Glória a Deus!!!

Agora curado, viemos para Cansanção – Bahia, chegando na cidade dia 25 de Agosto de 1965. Naquela época o Prefeito Municipal era o Senhor Thomaz Araújo Damasceno (Seu Marinho). Recordo muito bem, a Prefeitura Municipal funcionava no sobrado central da Pça José Ambrósio Modesto, onde hoje é a Boate da Vivules. Já tinha uma Congregação da Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil para Cristo, iniciada pelo (saudoso irmão Augusto, esse então já falecido, esposo da saudosa irmã Evangelina da Pensão e da Faz. Parelha). Essa se encontrava sob a responsabilidade da irmã Alice conhecida como Dodó, irmã do saudoso Jeremias Cardoso da Agencia de ônibus local; e seu Esposo Joel. Exerceu seu Ministério de Esposo, Pai, Amigo e Pastor Conselheiro, com muita honradez, dignidade e simplicidade. Como me “orgulho dele… se é que esta palavra tem sentido positivo” . Caráter sempre foi a sua marca registrada, às vezes até em prejuízo próprio. Portador “nato” do dom de “Aconselhamento Pastoral”, apesar de ser pouco letrado. Conviver com ele para mim foi o meu melhor aprendizado. Sem dúvida ele foi o meu Professor Catedrático em todos os sentidos. Em nossa convivência diária em momento algum vi nele a intenção de manipular ninguém em proveito próprio, ou espoliar quem quer que seja. Quanta saudade tenho das nossas conversas e até discordâncias… Decididamente ele foi pra mim uma referência de vida. Me esforço muito para seguir o seu exemplo, o grande legado que deixou… Tive a felicidade de trabalhar sempre ao seu lado nos trabalhos da Igreja, sempre com muita dedicação, simplicidade, Amor e zelo pelos irmãos de fé; de dentro e de fora da nossa Comunidade. Plantamos Igrejas em algumas cidades da Região e no interior do Município de Cansanção – Bahia. Vale ressaltar que isso se deu num momento em que a Igreja Evangélica no Brasil, desfrutava de um bom conceito de credibilidade e respeito.

Faleceu dia 05 de Fevereiro de 1995… Sua morte me abalou profundamente, com certeza deixando todos nós órfãos, especialmente a “Igreja Organismo Vivo” e a mim; pois não me achei no seu nível para sucede-lo. Te amarei sempre meu querido e mui saudoso Pai… Sou imensamente grato a Deus por ter nascido do seu espermatozoide, do seu DNA. Não poderia deixar de registrar a figura de minha querida e mui saudosa Mãe Izabel Ribeiro dos Santos. Mulher laboriosa, amorosa, de um coração enorme, que sofria a dor do próximo. Só me resta agradecer a Deus, após ter escrito esta resumida BIOGRAFIA do meu saudoso Genitor… A minha oração sincera a Papai do Céu é dizer que caso queira me levar pra junto dele agora, sinto-me com minha Missão cumprida. Reconheço que fiz muito pouco ou quase nada em prol do seu Reino aqui. Contudo quando fisicamente ele palmilhou essa terra Disse Jesus: “O meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas agora o meu Reino não é daqui”: João 18:36

AGRADECIMENTO: Obrigado a você que leu com interesse até o fim, este documento verdadeiro e fiel do meu saudoso PATRIARCA,

Ginaldo AmericoFirmado na rocha que é Cristo – Autor: Ginaldo Américo dos Santos

Nota: Os artigos assinados e publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião deste Blog.

 

Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 25/05/2020

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.