DE MONTE SANTO/BA PARA O MUNDO: MORRE AOS 95 O MAÎTRE MAIS ANTIGO DE SÃO PAULO

1
175

Memória: Ático Alves de Souza (1926-2022), o maître mais antigo da cidade. – Durante a carreira, o mestre de serviço que morreu aos 95 anos já serviu presidentes e reis.

Conhecido por amantes da gastronomia em São Paulo, o maître (mestre em francês) Ático Alves de Souza morreu na segunda-feira (17), aos 95 anos. Ele que é natural do município de Monte Santo, Sertão da Bahia,  atuou como mestre de serviço por 55 anos e era o mais antigo na área na capital paulista.

Segundo o jornalista Arnaldo Lorençato, da Veja São Paulo, Ático fraturou o fêmur em uma queda e passou por cirurgia na última sexta. Ao voltar para casa, no entanto, teve uma parada respiratória e não resistiu.

Ático, na premiação do COMER & BEBER, com a placa Reinaldo Canato/Veja SP

O monte-santense trabalhou por quase 30 anos no Grupo Fasano, a maior parte do tempo no restaurante Parigi. Entre os clientes a quem serviu estão Juan Carlos, rei da Espanha, e o presidente Getúlio Vargas.

Depois de viver e trabalhar na roça em Monte Santo, Ático chegou em São Paulo em 1949, aos 23 anos, em busca de novas oportunidades. Trabalhou como servente de pedreiro na Lapa e como faxineiro na Cantina Cambusa, no centro da cidade. O profissional entrou no Fasano como mensageiro na antiga Confeitaria e Restaurante, na Rua Barão de Itapetininga, e na sequência foi convidado pelo empresário italiano Fabrizio Guzzoni para ser garçom no hotel de luxo Ca’d’Oro. Nos salões do restaurante, que depois se mudou para a Basílio da Gama e, por fim, para a Rua Augusta, o baiano se tornou queridinho da clientela e ficou lá até 1990.

Qual é a função do maître?

Supervisiona atendimento em restaurantes e bares, recebe os clientes e auxilia na escolha do cardápio. Planeja as rotinas de trabalho e acompanha a organização do salão, a fim de atender os padrões de qualidade no serviço prestado.

Entre tantos outros veículos de comunicação ligados a gastronomia Nacional, a Folha de S. Paulo, UOL, Revista Veja, Revista Marie Claire e TV Bandeirantes deram destaque a trajetória de vida e a morte de Ático.

Fonte: https://www.calilanoticias.com – CN | Revista Marie Claire/UOL

 

Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 18/01/2022

 

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.