FESTIVAL DO PEIXE DE TAQUARI MOVIMENTA MUNICÍPIO DE ITIÚBA/BA E ALAVANCA VENDAS DE PISCICULTORAS E PISCICULTORES

0
68

Car 3 CapaA prainha de Taquari, localizada às margens da Barragem de Jacurici, no município de Itiúba – Estado da Bahia -, foi palco da realização do 1º Festival do Peixe de Taquari. O evento, realizado no último sábado (18) e domingo (19), pela Associação de Piscicultores de Taquari (Acomut), envolveu centenas de participantes entre criadores de peixes, artesãos, estudantes, autoridades políticas, lideranças  comunitárias e  a sociedade em geral.

Car 10 AbertO Festival contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Pró-Semiárido, e da Associação Regional dos Grupos Solidários e de Geração de Renda (Aresol).

“Este evento é um sonho da comunidade e hoje estamos felizes por estar realizando este grande sonho”, destacou a presidente da Acomut e integrante do Grupo de Mulheres Piscicultoras de Taquari, Aurinha Ribeiro. Já Eunice Amaral, que também é da Associação e do Grupo, comemora as boas vendas que chegaram a R$ 17 mil. “O Festival foi um marco histórico. Conseguimos divulgar e vender nosso produto. Até então, a gente não tinha esse pensamento que ia vender nosso peixe sem espinha, mas está bem aceito, nossas vendas foram excelentes e, de agora em diante, nossas vendas vão crescer”.

Car 4 associO grupo comercializou tilápia com e sem espinha; bolinhos, caldinho e linguiça de tilápia; piaba e pastel de camarão de água doce. Os produtos estavam disponíveis para comer no local ou levar resfriado para casa. Além do stand das piscicultoras, o Festival contou com a exposição e venda de produtos da agricultura familiar e de artesanatos locais, com destaque para o grupo de Jovens do Alto São Gonçalo, que comercializaram galinha de capoeira que leva a marca Caipira do Sertão, e as louceiras de Salgado, do município de Andorinha.

Nelson Santana, coordenador do Pró-Semiárido nos Territórios de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru e Sisal, explicou como surgiu a iniciativa da realização do Festival. “O Pró-Semiárido apoiou a ampliação do sistema, implantação e reforma da estrutura e no fortalecimento e organização da associação e era um anseio da comunidade divulgar o seu trabalho. Daí foi realizado o 1º Festival do Peixe, que teve um resultado muito bom para a divulgação e marketing do produto deles. Tudo isso foi um resultado importante para dar continuidade ao Projeto de piscicultura de tanques rede de Taquari e vai ficar no calendário das festividades da agricultura familiar no Estado”.

Car 2 Chefe
Chef André Brito – Cozinha Show

Os dois dias de evento foram compostos por uma programação diversificada que contou Car 1 Filecom palestras sobre piscicultura em tanques rede; legislação e controle de açudes públicos; crédito rural para piscicultores, preservação, legislação para piscicultura e outros assuntos de interesse dos criadores de peixes. Além disso, teve Cozinha Show, com o Chef André Brito, que mostrou como fazer caldinho de tilápia, pururuca de pele de peixe, e filé de tilápia com crosta de castanha e licuri.

O coordenador do Programa Estadual Bahia sem Fome, Tiago Pereira, presenta ao evento destacou a relevância da atividade pesqueira para a economia e segurança alimentar das pessoas. “A piscicultura pode gerar trabalho e renda, mas para isso, os piscicultores e as piscicultoras precisam ter condições. O Pró-Semiárido está aqui, está terminando, mas a gente precisa desenhar um outro Projeto pra que dê continuidade às ações do Pró-Semiárido. Este é o nosso papel enquanto Estado”.

O Pró-Semiárido é um Projeto do Governo da Bahia executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Vejam outros registros do evento!

Car 5 Div Car 6 div 2 Car 7 div 3 Car 8 Div 4 Car 9 Pub BaFonte: Silvia Costa – Assessoria de Comunicação da CAR

Colaboração: Gabriel Araújo – Portal de Noticias

 

Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 20/03/2023

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.