OS ATAQUES DE ABELHAS VEM AUMENTANDO A PREOCUPAÇÃO DE ESPECIALIATAS

2
149

Segundo dados divulgados, nos últimos 10 anos, o número de ataques de abelhas cresceu assustadoramente no país, onde 454 pessoas morreram, fato que preocupa as autoridades.

De acordo com relato de especialistas, somente em março deste ano, houveram cinco vítimas fatais em inúmeros ataques.

Estes fatos estão se tornando cada vez mais comuns, causando uma grande preocupação de apicultores.

O Blog do Florisvaldo ouviu um apicultor e especialista da cidade de Monte Santo – Estado da Bahia – e pode constatar que o crescimento tem tudo a ver com o comportamento dos humanos, pois segundo avaliação, as abelhas estão migrando do campo para a cidade por diversos motivos.

“Algumas situações vem acarretando a invasão cada cada vez maior de abelhas melíferas africanizadas do campo para cidade, já que os agrotóxicos, o desmatamento desenfreado  e a falta de flores que fornecem néctar e pólen estão relacionadas diretamente com fenômeno”, explica José Deusimar Loiola Gonçalves – Técnico em Agropecuária, ex-extensionista do Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Acadêmico da UNITAU-EAD-Polo de Tucano – Curso Superior de Tecnologia em Apicultura e Meliponicultura.

Segundo ele, em época de calor é com o crescimento da população das colmeias, algumas precisam se dividir, criar novos espaços  e buscar outros locais para se instalar.

“O fenômeno da migração normalmente ocorre num dia límpido e com ventos amenos, em que as as operárias iniciam o vôo, seguidos de rainha e zangões. Na revoada do enxame, na forma de nuvem, as abelhas, emite som e cheiro característico e quando a rainha pousa num local, as operárias circundam a rainha e ficam emboladas”, complementa ele.

O Técnico conhecido popularmente em todo Sertão da Bahia como “Deusimar das Abelhas”, relata um episódio ocorrido em sua cidade nos dias 05 e 06 deste mês, em que as dependências do Fórum da Comarca de Monte Santo/BA foram tomadas por por milhares de abelhas, chegando ao ponto de atacar alguns servidores “por sorte, sem maiores gravidades” aponta ele.

Com habilidade e especialidade que possui, o técnico foi requisitado pelas autoridades, compareceu com a sua equipe e fez a remoção das colmeias, restabelecendo a segurança para os servidores , funcionários e o publico de modo geral.

Diante do ocorrido, o juiz Diretor do Fórum  teve que suspender em caráter excepcional e de urgência, todas atividades presencias e o atendimento externo ao publico nos dias 05 e 06 de abril de 2022, conforme Portaria nº 04/22.

Ainda segundo o técnico, “o Brasil possui mais de 400 espécies de abelhas nativas, que, assim como as melíferas africanizadas, cada vez mais estão migrando para cidades brasileiras, o que aumenta ainda mais a nossa preocupação”.

Assistam o vídeo e observem a facilidade com que ele maneja as as abelhas.

Pede e recomenda que NINGUEM TENTE FAZER ISTO:

https://www.youtube.com/watch?v=GBim7VCUt-0

 

Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 14/04/2022

Comentários

2 COMENTÁRIOS

  1. Meu cordial Boa Noite, Dr Ramasses Xavier dos Santos, Meritíssimo Juiz do Coração Místico do Sertão Baiano, Monte Santo/Ba, e demais leitores (as) do conceituado Blog do Florisvaldo – Informação com Imparcialidade. Este modesto blogueiro amigo de vocês, que atende por Deusimar – O Homem Forte das Abelhas, está disponibilizando o link do Blog do Florisvaldo, no qual ele acabou de postar um completo; muito completo, e completíssimo artigo, que trata dos constantes acidentes provocados pelas abelhas Apis Meliferas, europeias e africanizadas nas areas urbanas, inclusive, fazendo uma referência à minha pessoa que resolveu um grave problema de um enxame populoso nas dependências do Fórum Rogaciano Cordeiro na simpática cidade de Monte Santo/Ba. Aproveitando o ensejo, gostaria de levar ao conhecimento de todos(as), que Florisvaldo e Deusimar das Abelhas, tem além de uma amizade verdadeira, tem uma forte parceria com nossos Blogs hospedados no http://www.portaldenoticias.net na cidade de Cansanção/Ba. Como resultado dessa parceria, como estou de sentimentos com a batida de retirada de um querido tio (meu segundo pai) aqui nesta passagem terrena temporária, fiquei impossibilitado de montar o referido artigo sobre a pro ativa operação do resgate do enxame no Fórum de Monte Santo, e meu parceiro blogueiro Florisvaldo cumpriu a missão divinamente bem. Nas considerações finais, este Homem Forte das Abelhas deixa aqui registrado os sinceros parabéns e agradecimentos ao parceiro blogueiro Florisvaldo. Como diz o velho e sábio dito popular: “Mais vale amigo na praça, do que dinheiro na caixa”. Abençoada noite desta Sexta Feira Santa, Feliz Páscoa a todos (as). Colaboração de: José Deusimar Loiola Gonçalves – Ex-Extensionista aposentado do Governo do Estado de nossa linda e extensa Bahia; Pós graduado em Gestão e Educação Ambiental; Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.