Guarda Municipal de Juazeiro faz balanço das conquistas em 2019

8

O ano de 2019 foi de grandes realizações para a Guarda Municipal de Juazeiro (GCM). Em janeiro, foram nomeados 10 guardas municipais aprovados no concurso público de 2016 e que vieram somar à corporação que hoje conta com 179 efetivos. Logo após foi nomeado o novo comando através do Inspetor-chefe Israel Marcos e o subinspetor Marcos Roberto.

A Guarda reativou o grupamento de ciclismo, que passou a atuar no Parque Fluvial, Calçadões e Terminal de Ônibus Urbano e ampliou o motopatrulhamento, que vem atuando no Parque Fluvial, área bancária, Terminal de Ônibus e Parque Lagoa de Calu. Os dois grupamentos têm como objetivo garantir a segurança da população.

Dentro da perspectiva de responsabilidade social e com o intuito de manter viva a bravura e proatividade da ex-Guarda Municipal Maria Luciana de Aquino Costa, vítima de câncer de colo de útero, em dezembro de 2018, a GCM resolveu criar o projeto ‘Viva Luciana’, que tem o objetivo de conscientizar e despertar nas mulheres o cuidado em relação a si mesmas.

Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM).
Guarda Civil Municipal de Juazeiro (GCM).

Como reconhecimento do excelente trabalho que a Guarda tem realizado em Juazeiro, este ano foi feito um termo de cooperação técnica entre as Prefeituras de Juazeiro e Sento Sé, possibilitando uma parceria para a realização do curso de formação para os Guardas Municipais sentoseenses. O curso foi coordenado e certificado pela Escola de Gestão de Pública de Juazeiro (EGESP) e as aulas ministradas pelos Guardas de Juazeiro.

Uma importante conquista em 2019 foi à inauguração da nova sede da Guarda Municipal. Localizada na Orla II do Município é um ponto estratégico para o policiamento preventivo no Parque Fluvial e na área central da cidade. “Não temos medido esforços no sentido de proporcionar condições para que a GCM realize um bom trabalho em nosso município. Sinto orgulho em ver cada dia, mais profissionais entusiasmados, felizes e trabalhando com mais desenvoltura. Os Guardas Municipais cuidam da nossa segurança pública com empenho e zelo e, por isso, merecem todo o reconhecimento”, destacou o prefeito Paulo Bomfim.

Irislane Pacheco/CSTT