Índios empossam fazenda Sipituba em Euclides da Cunha

    zabumba_kaimbe_fe_em_Jesus2Depois do aval do Governo Federal, concedido no mês de abril de 2013 a diversas tribos indígenas espalhadas por todo o país, áreas indígenas começam a ser empossados pelos povos nativos do Brasil, dentre essas terras está a demarcação de terras pertencente aos índios Kaimbé que ficam situados na aldeia do povoado de Massacará, meio rural de Euclides da Cunha – BA.

    De acordo com informações, desde a noite de domingo, 5, índios da tribo Kaimbé começaram ocupar áreas rurais na Fazenda Sipituba (assentamentos dos Trabalhadores rurais do Movimento dos sem Terras de Euclides da Cunha), localidade que fica acerca 8 km da aldeia.

    Considerada como terra devoluta, as terras de Fazenda Sipituba estão sendo ocupadas de acordo com a quantidade de área concedida pelo Governo. Os caciques Juvenal Fernandes Pereira, Flávio de Jesus Dias e Edicarlos de Jesus Dias esclarecem que a ampliação de 6.000 hectares de terra da Fazenda Sipituba (cerca de 50% da área total), é a ação mais favorável a todos, já que a outra opção seria ocupar comunidades vizinhas como Caimbé, Cipó, Soares e Muriti, e atingiriam lares que compões aproximadamente quinze mil pessoas.

    Fonte: Euclidesdacunha.com (Foto: Edvan Barbosa-Reprodução G1)