Juventude do PT defende candidatura de Rui Costa ao governo

d2d739653028f3802fb3ea7c4e6f0f39Ao se aproximar o prazo para definição do candidato do PT à sucessão de Jaques Wagner, diversos setores do partido começam a tornar pública sua preferência. Desta vez, foi a Juventude do PT que apontou Rui Costa, deputado federal licenciado e atual secretário da Casa Civil, como o preferido para governar o Estado. “Estamos convictos que o dia 30 significará a construção da unidade do PT. A unidade com diálogo e com respeito a nossa pluralidade interna, celebrando a união que se dará em torno do nome do companheiro Rui”, afirmou Vinícius Alves, secretário estadual de Juventude do PT Bahia.

Segundo os jovens petistas, Rui Costa tem uma trajetória mais ligada às lutas da juventude e representa a renovação nos quadros do PT. Para Vladimir Costa, coordenador de Políticas de Juventude da Bahia, “Rui foi o responsável pela criação dos principais programas e ações do Governo Wagner à frente da SERIN, como os programas Trilha e Neojibá, a Coordenação e o Conselho Estadual de Políticas para a Juventude (CEJUVE). Ele entende e se identifica com as nossas pautas”.

Além da juventude do PT, militantes e dirigentes de diversos movimentos sociais ligados ao tema estudantil também revelaram seu apoio a Rui Costa, como o coordenador do DCE da UFBA, Yuri Brito, a presidenta do CEJUVE pela Pastoral da Juventude, Michelle Vieira, e a diretora nacional da UNE, Daniele Ferreira. Esta destacou, ainda, que o perfil de Rui Costa é o melhor para dialogar com os movimentos que ocupam as ruas. “A juventude que está na rua não quer saber dos 10 anos que passou. Quer olhar para frente. E Rui está antenado com a necessidade de pensar as políticas para os próximos 10 anos”, defendeu Daniele.