Os amantes do segmento de pickup aguardam ansiosos pela chegada ao Brasil da nova RAM 1200. Atualmente a Ram 1500 Classic mais barata não sai por menos de R$ 349 mil — enquanto a 3500 topo de linha encosta em meio milhão. A nova Ram 1200, que será fabricada em Goiana (PE) como modelo de entrada vai aproveitar a estrutura da Fiat Toro. E a previsão é de que o lançamento seja realizado até o fim de 2023.

A nova Ram nacional pode ter motor 2.2 turbodiesel, em substituição ao atual 2.0 turbodiesel utilizado pela Stellantis. A informação é do site Motor1, que publicou imagens da picape com disfarces.

Foto: Guilherme Maia/BFMS / Reprodução Motor1
O motor 2.2 deve ser mais eficiente do que o atual TD 350, em termos de potência e emissões. Não há informações sobre o torque, mas é provável que seja superior aos 350 Nm do 2.0 atual. O motor será apenas um dos diferenciais da inédita picape.
A primeira picape nacional da Ram será posicionada entre o Fiat Toro e o Toyota Hilux. Ela deverá utilizar a suspensão traseira multilink do Fiat Toro, porém com reforços, pois a ideia da Stellantis é oferecer uma picape maior e com capacidade de carga acima de 1.000 kg. A carroceria monobloco também será um diferencial da picape Ram.

Com essas características, o Ram 1200 deve ser maior do que o Ford Maverick e ter um porte próximo dos 3,20 m para roubar clientes das picapes tradicionais, com carroceria sobre chassi, que têm dirigibilidade menos confortáveis do que os modelos com carroceria monobloco (Renault Oroch, Fiat Toro e Ford Maverick).
A chegada de uma picape da Ram não mata o projeto do Peugeot Landtrek, que é uma picape tradicional, de carroceria montada sobre um chassi. Porém, por questão de posicionamento das marcas, a picape Landtrek será vendida pela Fiat e não pela Peugeot.
Com informações de Sergio Quintanilha / Terra