Pequeno Fiat Uno? Mini SUV da Jeep chega com 4,08 metros de comprimento e motor de 156 cavalos

Um Jeep sem ter algum tipo de tração nas quatro rodas não é um Jeep, algo que a própria marca considera como uma regra para lançar um veículo. A Stellantis prometeu que o inédito Avenger, seu novo carro de entrada, terá uma variante 4×4 e ela finalmente foi apresentada no Salão de Paris (França), como um conceito levemente alterado, trazendo um rack no teto e paralamas alargados para dar espaço para as rodas de liga leve com pneus all-terrain.

jeep avenger 4x4 concept 4
Foto reprodução

Curiosamente, apesar de ser a segunda vez que fala sobre o Jeep Avenger, a fabricante não revelou muitas informações técnicas sobre o pequeno SUV. Sabemos que o utilitário terá um sistema de tração integral com um segundo motor elétrico no eixo traseiro. A versão normal tem um único motor no eixo dianteiro, com 156 cv e 26,5 kgfm. Porém, teremos que esperar por outro momento para saber mais sobre o segundo propulsor.

jeep avenger 4x4 concept 3
Foto reprodução

Caso o motor traseiro seja igual ao dianteiro, é provável que o Avenger tenha uma potência na casa dos 300 cv e um torque de aproximadamente 51 kgfm. Deve utilizar o mesmo conjunto de baterias de 54 kWh da versão de tração dianteira, que tem uma autonomia declarada de 400 km pelo ciclo WLTP usado na Europa. A Jeep diz que pode chegar a 550 km no ciclo urbano.

Vale lembrar que a Jeep diz que três minutos de recarga com um posto de 100 kW equivale a 30 km de autonomia, enquanto 24 minutos são suficientes para ir de 20% até 80%. A adição do segundo motor no eixo traseiro não deve impactar negativamente no espaço interno, que tem 380 litros de porta-malas no Avenger de tração dianteira e um pequeno espaço de 34 litros na frente.

jeep avenger 4x4 concept
Foto reprodução

jeep avenger 4x4 concept 2
Foto reprodução

Até o momento, fontes ligadas à Stellantis dizem que a operação na América Latina ainda tem que conhecer o carro e fazer um estudo para entender se tem chances de vir ao Brasil. Enquanto isso não é definido, a empresa pretende lançar o Grand Cherokee 4xe, nova geração do SUV grande com um sistema híbrido plug-in, com lançamento previsto somente para o ano que vem, por conta da demanda nos EUA.

jeep avenger 4x4 concept 1
Foto reprodução

Fonte: Motor1
Por: Adrian Padeanu
Traduzido por: Nicolas Tavares