Pickup americana antecipa a próxima geração da Hilux

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A Toyota revelou sua nova estratégia para o mercado de picapes médias, destacando a importância da Hilux, o modelo mais vendido mundialmente nessa categoria, para a marca. Além disso, a empresa também possui a Tacoma, uma caminhonete disponível nos Estados Unidos, que compartilha muitas semelhanças com a Hilux e que, na nova geração, será ainda mais próxima do modelo global. A Tacoma compartilhará plataforma, mecânica e até mesmo parte do design com a Hilux, embora a estreia desta última esteja programada apenas para 2024.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A distinção entre a Toyota Hilux e a Tacoma é uma questão de tradição, já que a Tacoma tem sido comercializada nos Estados Unidos, Canadá e México há 30 anos. Mesmo com sua versão anterior envelhecendo, a picape ainda desfrutava de grande popularidade, tendo registrado a venda de 237 mil unidades nos EUA em 2022, o que a colocou confortavelmente à frente de suas concorrentes. A Chevrolet Colorado, versão americana da S10, ficou em segundo lugar, com 89 mil unidades vendidas.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A Toyota optou por utilizar a plataforma TNGA-F na criação da Tacoma, que é uma variante da arquitetura modular projetada especificamente para veículos com carroceria sobre chassi, já presente em modelos como Tundra e Landcruiser. Essa plataforma utiliza materiais mais leves, como aço de alta resistência, resultando em uma maior rigidez torcional em comparação à geração anterior. Além disso, a Toyota adotou métodos de produção mais eficientes. A Tacoma também se beneficia de um centro de gravidade mais baixo, graças ao uso de painéis de alumínio na carroceria. Uma das características notáveis é a suspensão traseira independente do tipo multibraços, que estará disponível nas versões mais caras da picape.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

Em relação ao design, a Tacoma apresenta uma frente ousada, com destaque para uma grade octagonal alongada e mais estreita, que proporciona espaço para uma segunda entrada de ar no para-choque. Os faróis, de tamanho reduzido, fazem uso abundante de LEDs e são posicionados acima de uma peça plástica que imita outra passagem de ar (apesar de ser fechada). A carroceria da Tacoma exibe um perfil robusto, com vincos marcantes, especialmente nas laterais da parte dianteira e da caçamba. Na traseira, destaca-se uma lanterna vertical de formato estreito.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A cabine da Tacoma traz uma série de tecnologias que preenchem as expectativas que a Hilux estava devendo. Nas versões mais avançadas, destaca-se um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, enquanto as versões mais básicas contam com um cluster menor de 7 polegadas. A central multimídia pode ser de 8 ou 14 polegadas, dependendo da configuração, e ambas utilizam o novo sistema introduzido na Tundra, que oferece conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de respostas mais rápidas. A Tacoma também pode ser equipada com um retrovisor digital, que exibe a imagem de uma câmera traseira.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A adoção dessas telas proporcionou à Toyota um novo design de interior, com ênfase em linhas retas e formas retangulares, presentes na tampa do porta-luvas, nas saídas de ar e na moldura da área dos controles do ar-condicionado. Até mesmo o volante possui um centro levemente quadrado, com comandos de tamanho generoso. Se a Hilux adotar um visual semelhante, transmitirá uma sensação de modernidade significativa.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

O grande destaque da Tacoma está sob o capô, onde estreia uma motorização híbrida impressionante. Essa configuração combina um motor 2.4 turbo a gasolina com um propulsor elétrico de 48 cv, resultando em uma potência combinada de 330 cv e um torque de 64,3 kgfm. O sistema é alimentado por uma bateria de 1,9 kWh, que é relativamente pequena, um pouco maior do que a de 1,3 kWh presente no Corolla Hybrid. A Toyota ainda não divulgou as estimativas de consumo para essa versão. As configurações abaixo da versão híbrida utilizarão o mesmo motor 2.4 turbo, mas com diferentes variantes de potência: 231 cv e 33,6 kgfm; 273 cv e 42,8 kgfm; e 282 cv e 43,8 kgfm. A transmissão pode ser manual de 6 marchas ou automática de 8 velocidades.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

A Hilux também contará com uma versão híbrida, cumprindo uma antiga promessa da Toyota de oferecer pelo menos uma opção eletrificada em todos os seus veículos. No entanto, a motorização híbrida da Hilux pode não ser exatamente a mesma da Tacoma, pois a Hilux ainda aposta principalmente em motores diesel nos mercados onde está presente. É provável que a parte elétrica seja combinada com o motor 2.8 turbodiesel, visando reduzir as emissões e melhorar a eficiência energética.

A nova Toyota Tacoma está prevista para iniciar suas vendas nos Estados Unidos ainda em 2023. No caso da Hilux, a fabricante indicou uma possível apresentação entre 2024 e 2025, sendo o próximo ano uma aposta mais segura, especialmente depois de executivos da empresa mencionarem que a picape média receberá uma versão elétrica a partir de 2024. No entanto, a estreia da Hilux no Brasil pode ocorrer apenas em 2025, uma vez que a Toyota ainda não anunciou investimentos para a modernização da fábrica em Zárate, na Argentina, responsável pela produção da Hilux para o mercado brasileiro.

Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota
Toyota Tacoma 2024 / Foto: Toyota

Com informações do Motor1

Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.