Pregador Ronaldo Santos – O Falso Profeta

190052_366235136833225_1768537399_n111111111111Existe uma história infantil que quase todos nós conhecemos desde bem pequenos. Chapeuzinho Vermelho, a vovó, o lobo e o lenhador. Mas o que tem haver isso com a nossa lição de hoje?

A menina queria ir para a casa da vovó, cujo caminho passava pela floresta, até que de repente surge um grande lobo disfarçado,que indica um caminho mais curto, um atalho, e ela inocentemente aceita iludida pelo falso convite do lobo e logo se vê em apuros…Vemos na história do povo de Israel “alguns lobos”, homens falsos e mentirosos se fazendo passar por bons emissários divinos, mas que levaram a Israel para caminhos de apostasia e morte. Um destes foi Hananias, um homem que alegava ser santo, e que por ser advertido por Jeremias, quis se vingar atrapalhando seu ministério e engando ao povo, sem medir as consequências das falsas profecias.

Enquanto Jeremias dizia para o povo que no período de exílio na Babilônia fossem fieis e trabalhassem buscando o crescimento e prosperidade para que então, ao findar dos 70 anos ser libertos; do outro lado temos Hananias que profetizava falsamente ao povo inclusive ao rei de que a liberdade estava às portas e que se preparassem para viver livremente.

Para ilustrar o futuro do seu povo Jeremias colocou sobre o seu pescoço um jugo de madeira, mas com ousadia Hananias arrancou e quebrou diante de todos, dizendo que a liberdade chegaria em breve. Tanto o povo como o rei, preferiu acreditar nesta mentira, pois era mais agradável aos olhos de todos. Buscaram o prazer imediato, mas o final de tudo foi muito triste.

Não diferentemente, do que ocorreu no passado, estamos sendo tentados a acreditar em uma infinidade de mentiras e ideologias falsas, que o final já sabemos onde vai chegar. Os “falsos Lobos Modernos”, estão por todo lado.
Em todas as áreas da vida corremos o risco ser enganados: – na enganação das drogas, sexo, bebidas, musica, filmes, shows, namoros, e até na escolha do alimento que tem na mesa. Sempre haverá algum “falso profeta” ao nosso redor, alegando que não tem “nada haver” que aquilo é normal, que todos fazem, que não vai dar em nada, etc… Estes nada mais são do que “Hananias Modernos”, levando-nos a pecar e afundar na vida espiritual até abandonar nossa fé.

Pense: A quem você prefere ouvir Hananias ou Jeremias? Aproveite a oportunidade que Deus te dá hoje! O Evangelho de facilidade está a todo vapor, mas continuo crendo nas palavras de Jesus o caminho é estreito, todo cuidado é pouco.

Até a próxima matéria querendo Deus.