Qual o melhor modelo de freezer para comprar: Vertical ou Horizontal?

Embora sirvam para a mesma finalidade, existem algumas diferenças entre os dois tipos

Todo eletrodoméstico tem sua utilidade, mas as inovações aumentaram o número de modelos, assim como os seus recursos. Para um mesmo aparelho é possível encontrar uma variedade enorme de tipos e marcas, cada um oferecendo funcionalidades interessantes para o consumidor.

Essas novas características também estão presentes no freezer, porém, com um pouco menos de complexidade. Apesar de sua grande utilidade para grandes famílias e o comércio, na hora de adquirir este eletrodoméstico, a grande dúvida do consumidor é qual modelo de freezer comprar: vertical ou horizontal?

Na verdade, não existe o “melhor” modelo para se adquirir, o que determinará a escolha é a necessidade de cada pessoa. Para facilitar a sua vida, comparamos os tipos vertical e horizontal de acordo com suas funcionalidades e particularidades. Analise as características de cada um e faça uma compra acertada.

Utilização

Primeiro de tudo, devemos entender para qual finalidade queremos o freezer e que tipo de produto será armazenado. É  para uso comercial? Qual o tamanho do material refrigerado? Tudo isso deve ser levado em consideração. Veja como cada modelo pode ajudar na sua casa ou negócio:

  • Freezer Vertical – Como possui prateleiras e gavetas são indicados para armazenar alimentos com um volume menor e de maior variedade. É o tipo preferencial das grandes famílias, que gostam de estocar alimentos para reuniões entre parentes e amigos e aproveitar promoções no mercado.
  • Freezer Horizontal – É comum ver esse tipo de freezer no comércio e em mercados. São capazes de guardar comidas de maior volume, como grandes peças de carne e pernis. Também são muito bons para armazenar consideráveis quantidades do mesmo produto como bebidas e sorvetes, por isso são muito apreciados em festas e espaços em condomínios.

Espaço Físico

  • Freezer Vertical – Tomam menos espaço e podem ser colocados em cozinhas ou em pequenas copas. Mas não se engane com o seu tamanho. A parte interna tem muito lugar para armazenar bastante comida, lembrando-se de sua disponibilidade em organizar os alimentos no seu interior.
  • Freezer Horizontal – São bastante vistos em salões e áreas mais amplas, principalmente no comércio ou em espaços comuns. Ainda assim, existem alguns fabricantes que produziram séries de aparelhos mais curtos, que até podem ficar bem dispostos em grandes cozinhas ou em uma pequena área.

Limpeza e Manutenção

  • Freezer Vertical – Sua limpeza é muito parecida com a geladeira convencional. Periodicamente é aconselhável fazer o degelo e higienizá-la com pano e um produto suave. Fique atento para a instalação dos pés e se ela está nivelada.
  • Freezer Horizontal – É muito fácil de limpar, porque quase não tem divisões ou prateleiras. Os modelos atuais são capacitados com sistema de drenagem muito fácil, o escoamento da água pode ser feito até pela frente do freezer, sem manobras complicadas.

Consumo

Essa é outra questão muito discutida pelo consumidor na hora da compra, tendo em vista que a própria geladeira é considerada uma das vilãs do consumo de energia elétrica. Porém, ao mesmo tempo em que muita coisa é lenda, alguns fatores realmente podem garantir uma economia significativa na sua conta de luz no final do mês. Nesta parte, não é necessário diferenciar os modelos vertical e horizontal. Todas as dicas servem para ambos os tipos:

  • Abra o freezer somente se for necessário, inclusive no comércio;
  • Compre um aparelho que tenha a potência de acordo com a sua necessidade;
  • Procure os freezers com o selo Procel (Letra A é a mais eficiente);
  • Faça a instalação e limpeza conforme as instruções contidas no manual.

....

COMPARTILHAR