Quantas folhas de papel sulfite comum são feitas com uma árvore?

Muitas pessoas se perguntam como é o processo de transformação de uma árvore em papel sulfite e a quantidade que pode ser produzida. Infelizmente, esse número não é tão grande quanto parece.

Um eucalipto, a madeira mais comum na fabricação, produz, geralmente, 7.550 folhas de papel sulfite A4 — o mais utilizado atualmente —, o equivalente a 15 resmas de papel (cada resma contém 500 folhas).

O problema é que a utilização de papel por habitante no Brasil vem aumentando. Em 1994, um estudo dizia que o consumo na época era de 30 kg por habitante, hoje esse número já é de 50 kg/hab. Além disso, é preciso ressaltar que fabricar papel também é gastar água. A produção de uma folha de papel sulfite comum demanda, aproximadamente, 10 litros de água.

Com isso, apesar do eucalipto ser uma espécie de rápido crescimento e adaptação, é preciso repensar o consumo de papel e tornar essa prática ainda mais sustentável de forma que o ecossistema, como um todo, continue equilibrado. Para isso, a saída é começar a utilizar os papéis ecológicos.

O que são papéis ecológicos e como identificá-los

Para um papel ser considerado ecológico ou sustentável, além de reaproveitar materiais em sua produção, ele precisa ser fabricado de acordo com as legislações ambientais. Se esse for o caso, ele vai receber um selo de qualidade facilmente identificável. Opte por pacotes que possuam esse selo para ter certeza de que a distribuidora de papéis está dentro das normas e se preocupa com o meio ambiente.

No próximo tópico você vai conhecer um pouco mais sobre um tipo de papel sustentável que vem sendo cada vez mais utilizado.

 

Papel de bagaço de cana-de-açúcar

Forte substituto ao papel ofício, ao sulfite e até mesmo ao de carta, proveniente do bagaço da cana, ele é fruto do reaproveitamento do etanol e do açúcar das usinas brasileiras. Por utilizar matéria prima que, mais tarde, seria incinerada, o papel EcoQuality, mais conhecido como papel de bagaço de cana-de-açúcar, contribui para a diminuição da poluição do ar e também para a economia, uma vez que seu custo de produção é muito menor que o papel proveniente do eucalipto. Sem falar que a cana-de-açúcar é abundante o ano inteiro em várias regiões do país.

Esse tipo de papel biodegradável e reciclável já é produzido no Brasil há algum tempo, mas vem ganhando espaço com o crescimento da política verde e da conscientização das pessoas sobre sua produção.

Existem também aqueles que apresentam sua cor natural, sem nenhum tipo de branqueador na fabricação, o chamado papel earth pact. Considerado o melhor papel de copiadora e impressora, representa uma escolha ainda melhor para o meio ambiente.

Opções já existem, o que falta agora é mudarmos nossas práticas. Além da compra consciente, é preciso utilizar o papel com responsabilidade.

 

Confira abaixo algumas dicas de como economizar papel:

  1. Não jogue folhas de caderno no lixo. Guarde-as para rascunho;
  2. Utilize os dois lados da folha;
  3. Se tiver a opção de digitalizar suas faturas, faça;
  4. Recicle!
Gabriel Araújo: Jornalista, produtor de conteúdo digital, especialista em servidores Linux e Wordpress. Escreve sobre Carros, política, Esportes, Economia, Tecnologia, Ciência e Energias Renováveis.