Saiba onde aplicar os tubos de Schedule

Material é fartamente usado na construção civil e indústria de transformação

Os tubos de aço estão entre os materiais mais usados em projetos, principalmente os que envolvem as áreas da construção civil e indústria. Seja para sustentar estruturas ou transportar substâncias, esses itens são indispensáveis em canteiros de obras e em outras inúmeras utilidades no setor de transformação.

Segundo o Instituto Aço Brasil, estima-se que 5% do total de toda a produção de aço é destinada à fabricação de tubos. Deste número, destaca-se o ​tubo schedule, certamente um tipo muito versátil e, por isso mesmo, um dos mais usados. Por abranger vários serviços, este modelo possui algumas variações, tanto no tamanho como na estrutura para atender à demanda. Vamos ver cada característica e suas aplicações.

O que é um Tubo Schedule?

São tubos em aço que possuem como principal característica a variação do seu diâmetro externo. Quanto maior for o número, melhor será a capacidade do material de resistir a pressões e altas temperaturas. Muitas pessoas definem essa medida como sendo a espessura do tubo, que pode ser mensurada com uma ferramenta chamada “paquímetro”.

O tubo Schedule pode ser fabricado com ou sem costura. O primeiro é mais difícil de ser encontrado em lojas mais comuns, porque a sua produção é mais complexa. A barra é furada e moldada sem precisar ser unida em nenhum ponto. Neste caso, bem mais resistente. Já a com costura são os tipos mais comuns. São feitas pelas uniões das pontas da chapa e soldadas em toda a extremidade. Mesmo possuindo a “costura”, são muito firmes, conseguindo aguentar estruturas pesadas e carregar substâncias mais densas.

Tubo de aço Schedule e suas aplicações

Este tipo de tubo é muito versátil e pode ser aplicado em várias áreas, pode servir de base em estruturas pesadas ou figurar em ornamentos de fachadas e projetos mais simples. Também são excelentes condutores, suportando todo o tipo de substância em temperaturas extremas nos estados líquido e gasoso.

Para atender ao mercado exigente e diversificado, eles passaram a ser classificados também quanto à sua maleabilidade. O modelo A é totalmente flexível, podendo ser moldado com certa facilidade. Já o B é mais denso e bem menos maleável. Listar todas as funcionalidades do tubo de aço é uma tarefa difícil, pois o material virou uma solução prática e, muitas vezes, barata. Veja algumas aplicações do tubo schedule em diferentes âmbitos e funcionalidades:

  • Construção Civil: estrutura, fachadas e portões;
  • Indústria Química: transporte de substâncias corrosivas ou em temperaturas elevadas;
  • Urbanismo: hidrantes e tubulações de água e gás;
  • Siderurgia: usada em caldeiras para transportar o vapor para alimentar máquinas térmicas;
  • Indústria Naval: os tubos em inox possuem resistência máxima à ferrugem causada pela água salgada e maresia.

Particularidades diferentes para atender a todos

Outra característica importante deste tubo é quanto à sua constituição. O material galvanizado (que recebe uma camada protetora de zinco) resiste mais à ferrugem, materiais corrosivos e à ação do tempo. É muito utilizado em estruturas de prédios menores, em fachadas e portões. A versão inox leva um banho de cromo, sendo muito mais durável que qualquer outro tipo. O aço inox é mais visto na estrutura de grandes edifícios, na construção naval e automotiva.

Na hora de comprar o seu tubo Schedule, tenha atenção para qual finalidade o material será empregado. É importante procurar lojas que vendam produtos respeitando as normas técnicas da ABNT e outros padrões de qualidade. Esse cuidado é essencial para a segurança do seu projeto. Em estabelecimentos especializados é possível encontrar tamanhos especiais, mas você vai encontrá-los somente em barras de seis metros nos seguintes diâmetros:

  • 5 mm;
  • 10 mm;
  • 20 mm;
  • 40 mm;
  • 80 mm;
  • 120 mm;
  • 160 mm.

....

COMPARTILHAR