Vítima do sistema de regulação do estado, bebê de 1 ano sofre com problema no fígado

regulacaoNa manhã desta quinta-feira (30), a tia do bebê A. S. S., de um ano e três meses, em contato com o Bocão News, contou o drama da sobrinha, mais uma vítima do sistema de regulação.

“Ela está há oito dias internada no Hospital de Camaçari. Está na regulação esperando uma vaga para ser transferida. O caso é muito grave porque ela tem um problema no fígado, que está alterado”, conta a dona de casa, Cássia Ciriaco.

E continua: “eu sei que a Bahia sofre muito com a situação. Mas ela precisa de uma vaga em um Hospital em Salvador que tenha UTI disponível urgente. Ela sofre demais com esse problema. A família que é humilde, da cidade de Antas, não tem para onde recorrer”, disse Cássia.

Regulação

Na Bahia, existem 2.656 leitos de UTI, sendo 1.436 do SUS. O Ministério Público da Bahia já entrou com uma ação civil pública contra o estado para aumentar a oferta de leitos para pacientes do SUS. A ação, aberta em 2012, ainda não foi julgada.

Promessa do novo governador

O governador eleito, Rui Costa (PT), prometeu resolver o problema da regulação de pacientes na rede pública de saúde. “Vou resolver a questão da regulação e construir mais sete novos hospitais, além das filantrópicas. Eu vou contratar funcionários que trabalhem de segunda a domingo nos hospitais. Estou garantindo que no final de quatro anos teremos uma saúde regionalizada”, prometeu o petista em entrevista a reportagem da Rádio Metrópole.

Ainda durante entrevista, ele acrescentou que “o governador Jaques Wagner fez cinco hospitais e eu vou construir sete. O ex-governador construiu apenas um hospital, essa é a Bahia do atraso e da buraqueira que ninguém quer mais”. (Bocão News)