MONTE SANTO REGISTRA 1º CASO DA DOENÇA SÍNDROME GUILLAIN-BARRÉ RESULTANTE DA DOENÇA ZIKA VÍRUS.

31

SINTOMA DA ZIKA
SINTOMAS DA DOEÇA DO MOSQUITO

Monte Santo registra primeiro da doença Síndrome Paralisante proveniente da Zika Vírus Em toda Bahia já são 27 casos da síndrome.

Este ano, foram registrados no estado 27 casos da Síndrome Guillain-Barré — apenas um paciente não apresentou antes os sintomas do Zika Vírus. Os pacientes apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

Salvador apresenta o maior número de casos: 10. Valença tem dois casos. Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Mutuípe e Serrinha tiveram uma ocorrência cada.

Duas pessoas seguem internadas no Hospital Couto Maia. Não há dados relativos a 2014. A doença não tinha de notificação compulsória.

A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular, O dano nervoso provocado pela doença provoca formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia.

O site de Monte Santo vêm alertando sobre o risco de epidemia na cidade dês de março de 2015 antes do aparecimento da Zika na região quando a cidade estava entre as 11 da Bahia com risco de epidemia e mais uma vez no mês de Abril quando os primeiros casos da Zika começaram a aparecer novamente alertarmos sobre o problema através de uma matéria neste mesmo período prefeituras como a de Cansanção e Euclides da Cunha rapidamente contrataram os serviços de Dedetização (Fumacê) pra reduzir o risco de epidemias destas doenças na cidade, porém somente 3 meses depois a cidade de Monte Santo fez a contratação do serviço que começou a operar no inicio de Junho momento em que a cidade já estava infestada e o Hospital Municipal com milhares de casos da doença principalmente de crianças e idosos onde a doença é mais grave, hoje não se conhece alguém na cidade que não tenha um amigo ou parente que tenha adquirido a doença, podemos perceber que a decisão rápida evitou que as cidades vizinhas como Cansanção e Euclides da Cunha figurassem nesta lista da nova síndrome paralisante, as ações do fumaçê ainda foram insuficientes e a situação da cidade ainda é muito grave tendo em vista ao nível de infestação por mosquitos, o que requer uma atenção maior do município para a continuação do combate ao mosquito para manter a saúde de seus moradores.
CONTRIBUIÇÃO DO: WWW.MONTESANTO.NET
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
CARTAO DE VISITA DEUSIMAR