BLOG DO DEUSIMAR -O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPARTILHANDO ARTIGO DO MELIPONICULTOR EMPRESÁRIO PAULO MENEZES.

37

meliponário Paulo MenezesIMAGEM FACE GRANDE DEUSIMAR
Paulo Menezes
2 h · Mossoró, RN, Brasil ·
Início do mês fizemos uma visita ao meliponário Mário Márcio, que apesar de ser urbano, está localizado numa área privilegiada de Natal, capital do Rio Grande do Norte, onde ainda se pode ver uma franja de mata atlântica que conseguiu escapar à sanha assassina do bicho homem. O meliponário é muito bem instalado numa área contígua à residência do proprietário e por isso mesmo de uma assistência diária. O Mário é o que se pode definir como um meliponicultor de escol que engrandece a meliponicultura nacional. Apesar de manejar as abelhas sem ferrão há apenas 3 anos, o homem por sua argúcia, curiosidade, observação sistemática e dedicação é um grande conhecedor das diversas espécies de ASF criadas no seu aconchegante recanto. No meliponário Mário Márcio você pode conhecer as espécies Melipona subnitida (Jandaíra), Melipona scutellaris (Uruçu), Melipona rufiventris(Amarela) Melipona assilvae (Manduri) Tetragonisca angustula angustula( Jataí),Melipona compressipes fasciculata (Tiúba), Trigona testaceicornis (Jati Mosquito), Scaptotrigona (Canudo) ufa !!!
Uma conversa amena e simples tornou a manhã agradabilíssima, onde a troca de experiência sobre o manejo das “meninas” foi a tônica predominante do encontro. Como se pode ver na foto, o Mário Márcio tem uma grande variedade de caixas racionais, inclusive algumas adaptadas em toros iguais aos que as abelhas nidificam na natureza. Explica que a diversidade tem como objetivo comparar através do tempo o desempenho das abelhas nos diferentes modelos de moradia. A boa prosa serviu para mim, como dizia o saudoso Monsenhor Huberto Bruening, de novo aprendizado, lazer, higiene mental, reconstituinte, passatempo, espanta tédio.Voltarei.

MELIPARIO DEMARIO

CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor; EX-Diretor de Comunicação da FEBAMEL;Vice Presidente da AMAMOS- AsSociação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo; Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental,