Como fazer as crianças se interessarem pelos esportes olímpicos

pexels photo 3992594
Foto reprodução/ Pixels Photo

As Olimpíadas já estão chegando e, por conta da exibição de diferentes modalidades na TV e dos momentos emocionantes vividos pelos esportistas brasileiros, muitas crianças passam a se interessar pelos esportes não muito praticados no país. Essa pode ser a oportunidade perfeita para incentivar as crianças na prática de alguma atividade, o que traz benefícios para a sociabilidade, principalmente se o escolhido for algum esporte para praticar em grupo, e também para a saúde. Veja como aumentar o interesse dos pequenos por algumas das modalidades que estarão presentes nos jogos de Tóquio: 

Skate 

O Skate estará pela primeira vez nas Olimpíadas e é um dos esportes mais atrativos para as crianças que assistem. O melhor de tudo é que a modalidade praticamente não tem barreiras em relação à idade: uma das melhores skatistas brasileiras, Rayssa Leal, tem grandes chances de disputar os jogos com apenas 13 anos. 

Para melhorar, é muito fácil incentivar a prática: dê um skate de presente e comece a apresentar os vídeos com manobras. Treine a coordenação e o equilíbrio da criança em casa. Então, gradualmente, leve as crianças aos locais adequados e deixe que ela desenvolva os fundamentos básicos. Não se esqueça de também adquirir os equipamentos de proteção. 

Boxe 

O boxe também chama muito a atenção das crianças. Se os seus filhos gostarem do esporte nas Olimpíadas, você pode incentivá-los colocando em casa um saco de pancada, que auxilia no treinamento dos movimentos corretos e ainda queima muitas calorias, colaborando para a saúde infantil. 

Ginástica 

Os movimentos complexos da ginástica geram muito interesse nas crianças. Neste caso, é fácil incentivar a prática. Você pode começar fazendo pequenos exercícios de equilíbrio com os pequenos, até mesmo em cima de muretas. Depois, incentive o aprendizado de alguns movimentos básicos, como a estrelinha e a cambalhota. Desenvolvendo essas noções, você poderá colocar seus filhos em alguma turma de aprendizado quando a pandemia passar. 

Ciclismo 

Mesmo que não seja com o objetivo de se tornar um esportista profissional no futuro, incentivar a prática do ciclismo é muito importante. Isso garante que, quando crescerem, seus filhos se interessarão em utilizar a bicicleta no dia-a-dia, o que faz muito bem para a saúde e para o meio ambiente. Neste caso, é bem fácil criar o interesse: você pode começar com as bicicletas infantis, com rodinhas, e evoluir o equipamento conforme a criança crescer. 

Atletismo 

É muito comum que as crianças comecem a querer “brincar de atletismo” depois de ver as Olimpíadas. Então, é muito fácil motivá-las e fazer com que a brincadeira vire algo mais sério. Comece a observar a criança enquanto corre  e pula, simulando os exercícios, e dê pequenas dicas para melhorias. Se o interesse permanecer depois dos Jogos, vale a pena colocá-la em alguma escolinha de atletismo.