BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS APRESENTANDO O RELATÓRIO DA VI FEIRA REGIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR DE MUQUÉM E REGIÃO.

39

Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Este blogueiro de vocês mais vez participou da maior festa da agricultura familiar de Monte Santo, e vai apresentar um completo relatório devidamente ilustrado com uma diversidade de fotos registradas na VI Edição da Feira da Agricultura Familiar de Muquém e Região.
Nesta primeira sequencia abaixo postada, percebam na primeira foto o nível de organização do evento mostrando a faixa, barracas no local da realização dos trabalhos. Nas fotos seguintes, percebam a presença do mestre da extensão rural de nossa região, José Raimundo Almeida de Araujo. chefe do Escritório da infelizmente extinta e liquidada EBDA de Cansanção, que posou para as fotos com seu Cândido Ferreira de Brito, o cacique da Tribo Katrimbós, com Deusimar das Abelhas no estande técnico da EBDA, e com a equipe técnica da agencia móvel da ASCOOB Itapicuru que se fez presente na feira para o atendimento aos(as) nossos(as) agricultores(as) familiares.
VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 003

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 006

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 008

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 012

Nesta sequencia abaixo,as principais barracas apresentando e comercializando uma diversidade de produtos oriundos da agricultura familiar, a exemplo do mel;artesanato de madeira e barro, compotas. licuri e etc.Na última foto desta sequência percebam a simplicidade do prédio da sede própria da Associação Local da comunidade, que sempre contou com a decisiva colaboração da EBDA. Ela é a razão maior da realização desta feira que vem se firmando a cada edição.

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 011

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 005

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 037

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 039

Nesta próxima sequência das fotos vai ser possível perceber o quanto foi visitado o estande técnico da EBDA, onde este blogueiro de vocês fez a apresentação de seu modesto projeto de reciclagem e reutilização das garrafas pet na APICULTURA/MELIPONICULTURA e AGRICULTURA FAMILIAR, através de suas invenções na criação de uma diversidade de tecnologias adaptadas a exemplo de: regador alternativo; banheiro econômica ecologicamente sustentável, mamadeira coletiva para os recém nascidos dos animais domésticos(caprinos/ovinos;suínos; cães e gatos).Para completar a lista dos inventos de Deusimar das Abelhas, percebam na última imagem, a fantástica colaboração do agricultor familiar Gilson Cardoso dos Santos, que trouxe da comunidade de Soledade este alçapão de sua invenção para a captura dos animais predadores(gato do mato;raposa;carcará; gavião) de cabritos, borregos e galinhas. Foi uma grande atração, muito bem apreciada por todos os visitantes e participantes da feira. Gostaria de deixar aqui registrado os agradecimentos ao técnico Sidney Santos Silva da ONG APJP de prestação de ATER, pela oportuna iniciativa de ter levado um bom número de agricultores familiares ao nosso estande que assistiram com muita atenção a nossa apresentação.

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 018

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 023

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 056

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 075

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 064

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 023

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 091

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 100

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 104

Na sequencia do relatório, percebam que a cada edição realizada os expositores dos animais para o processo de comercialização procuraram trazer exemplares de alto padrão genético dos rebanhos caprinos e ovinos. Graças ao trabalho da ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural ´PÚBLICA,sempre prestada pela a EBDA,percebe-se que foi significativa a evolução do melhoramento genético dos rebanhos caprinos e ovinos nesses últimos 10 anos. Vale a pena lembrar, que essa melhoria genética dos rebanhos se deve ao Programa Cabra Forte, que além dos processos de capacitação técnica com os cursos de manejos: sanitário;alimentar e reprodutivo,aconteceu à época a introdução de animais de padrão genético definido. Com o fim do Programa Cabra Forte, o Programa Sertão Produtivo do governo seguinte deu a continuidade dessa oportuna introdução de animais de qualidade genética nos rebanhos de nossa região.Percebam na penúltima foto dessa sequência, a qualidade desse reprodutor ovino da raça dooper com mais de 120 kg de peso vivo de propriedade do agricultor familiar Manoel Dantas de jesus-“PANTA”,um dos poucos produtores modelo, resultado dos ensinamentos do Programa Cabra Forte.É um produtor multiplicador de inovações tecnológicas, pena que são poucos que seguem o seu bom exemplo na comunidade dele.

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 105

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 108

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 109

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 111

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 114

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 121

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 123

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 138

Nesta última sequencia,percebam a animação da festa através dos artistas da região animada pela banda de pífanos,violão e a famosa dança da mazurca, tradição dos mais velhos da comunidade. Conforme se percebe nas fotos,senhores e senhoras com mais de 80 anos dando um show de bola na quadra de dança da feira. Um dos moradores mais velhos da Fazenda Oiteiro, o Sr. Antonio Coelho grudado com uma bela garota de aparentemente 17 anos jogando duro na famosa dança da mazurca. Deusimar das Abelhas resolveu a experimentar esse tipo de dança e ao perceber na quadra uma anciã solitária dançando sozinha,pediu-lhe a mão e mazurcou com a velhinha até umas horas. Uma mera coincidência aconteceu no término da dança quando a velhinha de 85 anos que atende pelo nome de Brasilia puxou do bolso um papel com o pedido de um sobrinho dela que dizia: DE: Hugo e Cida.PARA: Brasilia . Quero que você mande uma foto você dançando. Durante a dança, sem nem imaginar que Dona Brasilia tinha no bolso esse pedido,diversas foram registradas. Deusimar das Abelhas firmou um compromisso com dona Brasilia , vai escolher a melhor foto(ver na sequencia abaixo),para que ela possa atender o pedido de seu sobrinho.

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 143

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 144

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 142

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 145

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 172

VO FEIRA REGIONAL DA AGRCULTURA FAMILIAR DE MUQUEM 137

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
CARTAO DE VISITA AMPLIADO DE DEUSIMAR