BLOG DEUSIMAR O HOMEM FORTE DAS ABELHAS DIVULGANDO A PRÓXIMA NOVELA GLOBAL- O VELHO CHICO.

36

IMAGEM FACE GRANDE DEUSIMAR

NOVEA VELHO CHICO.
Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa.
A Novela Velho Chico, de autoria de Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, com supervisão de Benedito Rui Barbosa e direção de Luiz Fernando Carvalho, já tem previsão para ir ao ar em março de 2016, precisamente no dia 07 de março, ocupando o horário das 21 horas, e terá gravações em Bom Jesus da Lapa, mas também, segundo a própria autora, nas cidades de Xingó, Piaçabuçu, Penedo, Petrolina, São Roque de Minas, Barra, Chapada Diamantina, entre outras.

Enredo da Novela Velho Chico

A novela será ambientada na cidade fictícia de Grotas, vizinha à cidade de Bom Jesus da Lapa, e se dividirá em três fases, tendo como principal tema a transposição do Rio São Francisco e um romance proibido envolvendo famílias rivais.

A primeira fase da Novela Velho Chico se dá na década de 70, quando a Usina Hidrelétrica de Sobradinho é construída e desapropria muitos moradores das cidades do entorno dessa obra. Quem poderia fazer algo contra a construção da usina, um coronel que comanda Grotas, nada fez pois seria o maior beneficiado, lucrando com a construção em suas terras.

A segunda fase da Novela Velho Chico se passa no final da década de 80. O Coronel entra com conflito com o próprio filho (que será o personagem do Antônio Fagundes), pois este tem ideais contrários aos do pai. É justamente nesta fase da novela que se dá a sucessão do pai (o coronel latifundiário) pelo seu filho, este passando a cuidar dos negócios do pai. Com o tempo o filho acabou se corrompendo pela política.

Já a terceira fase da Novela Velho Chico se passa nos dias atuais, com o sucessor (Antônio Fagundes) entrando em conflito com seus dois filhos, um rapaz e uma moça. O rapaz é universitário, estudado, e tem ideais bem diferentes do pai, sendo contra a transposição do Rio São Francisco, defendendo causas ambientais. A moça, por sua vez, acaba se apaixonando pelo filho de um inimigo de seu pai, que é justamente a família que agita as manifestações em prol do Velho Chico, configurando, portanto, um romance proibido.

Na fala da autora, Edmara Barbosa:

“Uma família de latifundiários que lida com suas terras e com o rio da maneira tradicional, e outra que se opõe a esse modo de lidar com a terra e com a água, que busca, contra a vontade do coronel, encontrar o equilíbrio entre o homem, a natureza e a forma de produção. Os filhos dessas duas famílias se apaixonam, desencadeando uma verdadeira guerra entre as duas famílias rivais.”
Evolução da Novela Velho Chico (Altos e Baixos)

Desde quando fizemos nossa primeira matéria sobre a Novela Velho Chico, que bombou na internet, chamando a atenção inclusive da própria autora Edmara Barbosa, muita coisa mudou. A começar pela data e horário da novela que estava previsto para ser televisionada às 18h em setembro de 2016, mas por causa das eleições de 2016, a Novela Sagrada Família, que estrearia em janeiro/março de 2016 teve que ser adiada, passando a Novela Velho Chico para a grade da próxima novela das 21h, a ser estreada em março de 2016.

Com essa antecipação, muitos atores cogitados já não podiam mais atuar na novela, pois muitos estão atuando em outras novelas, não conseguindo, portanto, conciliar com a nova data, como foi o caso do ator Arthur Aguiar e, muito provavelmente, Marcelo Serrado, além de outros.

Neste meio tempo, entre a aprovação da Sinopse da Novela pela Globo, atores como Eriberto Leão e a Vanessa Giácomo, anteriormente cogitados para a Novela Velho Chico, foram chamados para atuar em outras novelas, a Vanessa pela novela “A Regra do Jogo”, e o Eriberto para a próxima novela das 18h da Globo, que será “Candinho”, de Walcyr Carrasco.

Recomendamos a leitura da no primeira matéria sobre a Novela Velho Chico para entender melhor quanta coisa mudou. Para ler a matéria, clique aqui.

Elenco da Novela Velho Chico em Bom Jesus da Lapa.
novela-velho-chico-ELENCO

Até o momento, são três atores certos para a Novela Velho Chico. Um deles é Antônio Fagundes, pois esta foi uma das condições para que Benedito aceitasse a antecipação da Novela Velho Chico. Embora todos os sites anunciassem a certeza do ator para a Novela Velho Chico, este, na verdade, já estava escalado para a Novela Sagrada Família, de Adelaide Amaral, que acabou cedendo o ator, por pressão da Globo. Para os curiosos, a outra condição imposta por Benedito foi que a Novela Velho Chico estreasse em Março, e não em janeiro.

Letícia Sabatella e Marina Nery são os outros dois atores certos para a Novela. Letícia Sabatella fará o papel da filha do personagem de Antônio Fagundes. Já a Marina Nery, de Salvador-Ba, fará o papel da personagem de Letícia Sabatella aos seus dezesseis anos de idade.

A atriz Letícia Sabatella esteve no Festival do Rio e comentou sobre a novela:

“Estou super feliz. Já aceitei o convite. Estou lendo a personagem e pelo que sei é uma das protagonistas”.
Outra atriz que já confirmou sua participação na Novela é a Paula Barbosa, que disse: “Mais uma novela da família, né? Tô feliz”. A trama está sendo escrita por sua tia, Edmara, seu primo, Bruno, e com supervisão de seu avô, Benedito.

A atriz Patrícia Pillar já está esclada para integrar o elenco da Novela Velho Chico. Osmar Prado e Marcos Palmeira também foram escalados embora não convidados oficialmente.

Atores que podem compor o elenco da Novela Velho Chico (incertos)

Ana Paula Arósio é um dos principais nomes na fila de espera para compor o elenco da Novela. Já foi convidada, mas ainda não deu resposta sobre o convite. A atriz está há muito tempo longe das telinhas, desde Ciranda de Pedra, em 2008.

Como a atriz já trabalhou com autor Benedito Ruy Barbosa e o diretor Luiz Fernando Carvalho, em “Esperança”, no ano de 2002, é possível que a atriz aceite o trabalho, além do fato de que a atriz gosta da natureza, e a novela possui temática rural. A participação de Ana Paula Arósio na Novela Velho Chico trará audiência, até por despertar os interesse de ver a atuação da atriz, depois de tanto tempo longe das telinhas da Globo. A atriz vai aceitar o papel e encerrar seu período de retiro calmo e tranquilo em seu sítio?

Outros atores que estavam anteriormente cogitados para o elenco, mas que ainda incertos são Eliane Giardini, Chay Suede, Rômulo Estrela, Cássia Kis Magro, Maria Flor, Tarcísio Meira, Marcelo Serrado, Maria Fernanda Cândido e Irandhir Santos. Sobre a Cássia Kis, esta já está encerrando sua participação na novela “A Regra do Jogo” e ficará livre para atuar.
Sobre Irandhir Santos (aquele que interpretou Zelão em Meu Pedacinho de Chão), o ator foi cogitado anteriormente para a Novela Velho Chico, mas foi escalado para a Novela Sagrada Família. Como esta foi adiada para depois da Novela Velho Chico, pode ser que este volte a integrar a próxima novela das 21h. Porém, a a direção da Globo garantiu à autora de “Sagrada Família, Adelaide Amaral, que elenco estaria mantido. Dessa forma, Irandhir Santos não participaria de “Velho Chico”.

O elenco principal já está fechado, totalizando 32 atores (bem enxuto!), e todos já estão escalados, embora a maioria deles não estejam oficialmente comunicados.

O personagem de Antônio Fagundes na Novela Velho Chico

Para entender melhor o personagem de Antônio Fagundes, que ganhará destaque na segunda fase da novela, é necessário falar sobre a primeira fase. A novela tem início na década de 70 quando um coronel autoriza a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, inundando as cidades vizinhas e desapropriando os ribeirinhos que moravam na região. Tal ação provocou revolta nesse povo contra o coronel que mantém interesses político e comercial na região.

O personagem de Antônio Fagundes é o filho e sucessor deste coronel. Na segunda fase da novela, o filho do coronel (Antônio Fagundes) entra em conflito com este, por defender ideais opostos aos do pai. Após suceder o pai, passando a tomar contar dos negócios, o filho terá seus ideais, anteriormente benéficos à cidade, corrompidos pela política, tomando decisões contrárias à vontade da população. A segunda fase encerra com a população contra o personagem vivido por Antônio Fagundes.

Na terceira fase da novela o sucessor do coronel passa a entrar em conflito com seu casal de filhos, o rapaz por defender causas ambientais, como a não transposição do Rio São Francisco, e a moça por ter engatado um romance com filho de seu rival, um capataz. Ele ficaria contra o romance porque além do rapaz ser pobre, a família deste lhe declarou inimizade por causa da transposição do Rio São Francisco.

O personagem de Letícia Sabatella na Novela Velho Chico

A atriz vai interpretar a filha do personagem Antônio Fagundes. Ela se apaixonará pelo filho do capataz que trabalha para o seu pai. O romance será proibido tanto pelas diferenças entre classes sociais quanto pelo fato do capataz ter declarar inimizade ao seu pai por causa da transposição do Rio São Francisco, uma vez que o capataz, pai de seu namorado, lidera protestos em defesa da sustentabilidade, preocupando-se com a sobrevivência dos ribeirinhos que vivem na região.

Quando começará as gravações de cenas da Novela Velho Chico?

Os técnicos da Globo já estão a procura dos locais de gravação, com previsão para começar as gravações de cenas em janeiro de 2016. Já está sendo feita a bateria de testes para o elenco desde a semana passada, portanto os preparativas para a novela estão a todo vapor.

Como a novela previa inicialmente 155 capítulos, por tratar-se de novela das 18h, os autores tiveram que reescrever os primeiros capítulos que já haviam sido feitos (11 capítulos completos), bem como esticar a história para aproximadamente 180 capítulos, ou o necessário até findar as eleições 2016, motivo pelo qual a Novela Sagrada Família foi adiada. Então isso tudo está sendo feito concomitantemente com a bateria de testes e a procura de locais de gravação. Essa equipe tem muito trabalho pela frente!

Novela Velho Chico Bom Jesus da Lapa

Em meados de 2011 para 2012 circulou intensamente a notícia de que o autor Benedito Rui Barbosa iria colocar em prática a produção da Novela Velho Chico e que Bom Jesus da Lapa seria a base para as gravações da novela, mas a novela foi vetada pela Rede Globo em razão de que a novela destinava-se a um contexto excessivamente relacionado com a política, portanto deveria ser revisado talvez para uma outra oportunidade de exibição.

Mas depois de tanta espera finalmente vai acontecer esse marco histórico: uma novela em Bom Jesus da Lapa, Capital Baiana da Fé. Em março de 2015 os autores estiveram em Bom Jesus da Lapa participando de uma reunião na Câmara Consultiva do Médio São Francisco (CBHSF), para mostrar a sinopse da novela às pessoas ali presentes e colher informações.

Os autores, Edmara Barbosa e Bruno Barbosa, estiveram no Projeto Formoso, um lugar bem propício a cenas rurais, por tratar-se de uma dos maiores produtores de banana do continente americano, e colheram muitas informações históricas dos moradores mais velhos, afinal, das três fases da novela, duas se passam em décadas de 70 e 80.

“Eles vieram aqui no Projeto Formoso, no lote de Elisabete Vellini, onde estavam os primeiros moradores do Projeto Formoso, os senhores Jason e Domingos. Estavam presentes também o gerente do distrito, Cássia Jeane e o presidente da Associação Frutas Oeste. Apresentei os meus produtos, o artesanato e o licor, que foram um sucesso. Eles ouviram a História do projeto. Foi uma ótima reunião.” Afirma Ria de Cássia, moradora do Projeto Formoso.
O que ficou claro é que Bom Jesus da Lapa será a principal cidade real da novela, até porque será vizinha à cidade fictícia de Grotas. Mas vale ressaltar que a novela terá gravações em toda a extensão do Rio São Francisco.
CONTRIBUIÇÃO DO:BLOG CENTRAL DA LAPA.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
CARTAO DE VISITA DEUSIMAR