BLOGUEIRO DEUSIMAR DAS ABELHAS FAZENDO SUAS REFERÊNCIAS AO BLOGUEIRO FLORISVALDO E AOS ESCRITORES JOSÉ BEZERRA E OLEONE FONTES.

36

IMAGEM FLORI
FOTOS EXPO-UAUÁ-2015 055
Olá companheiro blogueiro Florisvado, do conceituado site:www.portaldenoticias.net do renomado comunicador Gabriel Araujo de sua amada terra natal Cansanção,a quem eu a chamo na intimidade de seu Coça Coça!!
De olho na imagem abaixo postada, perceba que mera coincidência entre esta minha editação de seu artigo com a minha rara oportunidade, ao receber na XXXVI EXPO-UAUÁ- Exposição Nacional de Caprinos e Ovinos no mês de agosto próximo passado,um exemplar do livro:LAMPIÃO- A RAPOSA DAS CAATINGAS, devidamente autografado pelo escritor José Bezerra Lima Irmão, brilhante autor desta valiosa obra literária.Na mesma oportunidade,este seu companheiro blogueiro recebeu também, autografado, o exemplar do livro:LAMPIÃO NA BAHIA da outra fera da literatura baiana, o escritor Oleone Coelho Fontes.
Fico extremamente grato pela sua tamanha gentileza, e aproveitando o ensejo, deixo aqui registrado em nosso modesto blog,os sinceros e elevados parabéns a você, e as figuras simpáticas do escritor Jose Bezerra e Oleone Fontes, que fizeram a seu colega blogueiro as belas e proativas companhias, além da amizade sincera que firmamos durante os dias da tradicional EXPO-UAUÁ de minha terra natal.
PALAVRAS DO BOM BLOGUEIRO FLORISVALDO FERREIRA DOS SANTOS EXTRAÍDA DA PÁGINA INICIAL DE SEU FACEBOOK,FAZENDO AS OPORTUNAS REFERÊNCIAS AO ESCRITOR SERGIPANO JOSÉ BEZERRA LIMA IRMÃO; AO MODESTO COMPANHEIRO BLOGUEIRO DEUSIMAR-O HOMEM FORTE DAS ABELHAS; AO BRILHANTE CRONISTA AGENOR SANTOS; AO ACOLHEDOR DE NOSSOS MODESTOS BLOGS NO WWW.PORTALDENOTICIAS.NET-GABRIEL ARAÚJO, DENTRE OUTROS AMIGOS.
Olá Jose Deusimar Loiola Gonçalves, Agenor Santos, Augusto Passos Bahiana, Izidorio Pereira de Menezes, Gabriel Araújo e demais amigos e amigas, bom dia!
LAMPIÃO – A RAPOSA DAS CAATINGAS
Está na segunda edição da obra literaria.
O livro tem como fio condutor a vida do cangaceiro Lampião. Analisa a figura de Lampião situada no contexto histórico e no ambiente em que viveu. Busca identificar o que é verdade e o que não passa de fantasia e mito. Investiga as causas históricas, políticas, sociais e econômicas do cangaceirismo no Nordeste brasileiro.
Destaca os principais precursores de Lampião:
Conta a infância e juventude de um típico garoto do sertão chamado Virgulino, filho de almocreve, que as circunstâncias do tempo e do meio empurraram para o cangaço.
Lampião iniciou sua vida de cangaceiro por motivos de vingança, mas com o tempo se tornou um cangaceiro profissional – raposa matreira que durante quase vinte anos, por méritos próprios ou por incompetência dos governos, percorreu as veredas poeirentas das caatingas do Nordeste, ludibriando caçadores de sete Estados: Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe.
Os fatos são narrados na sequência natural do tempo, muitas vezes dia a dia, semana a semana, mês a mês.
Expõe por fim as versões acerca de sua morte, assinalando a forma como foi extinto o cangaceirismo no Nordeste, até a morte de Corisco, o último cangaceiro.
As fontes da pesquisa são citadas com precisão e rigor.
Contém dezenas de mapas e fotografias. Indica as coordenadas geográficas dos locais dos principais fatos da história do cangaço.
No final do livro há um adendo com as árvores genealógicas de 49 famílias nordestinas: as famílias de Lampião, de Maria Bonita, de Corisco e de outros cangaceiros famosos, bem como as famílias dos grandes “coronéis” do Nordeste, além da árvore genealógica de Antônio Conselheiro e do Padre Cícero, com destaque para a família de Jerônimo de Albuquerque e da Linhagem da Casa da Torre.
José Bezerra é Sergipano de Frei Paulo, e mora atualmente na Bahia, externa um abraço a todos os autores, intelectuais e leitores.
CONTRIBUIÇÃO FANTÁSTICA DO BLOGUEIRO:Florisvaldo F Dos Santos

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:
CARTAO DE VISITA DEUSIMAR