Coordenador técnico do Adapta Sertão conhece experiência de beneficiamento de Licuri em Monte Santo.

32

Quinta-feira, 3 de Março de 2016 às 19:13

fabrica de oleo icuri
O engenheiro agrônomo e coordenador técnico do Adapta Sertão Marcelo Bastos visitou a Escola família Agrícola da cidade de Monte Santo para conhecer uma máquina esmagadora de Licuri e analisar a viabilidade econômica da sua produção do óleo para sabão.

Também foram analisadas outras vertentes da fruta que podem ser exploradas como alimento humano e para uso em cosméticos, objetivando conhecer qual seria o melhor mercado para se investir no beneficiamento do Licuri.

A visita foi realizada em virtude de um novo projeto desenvolvido pelo Adapta Sertão que está iniciando e será executado junto a COOPES (Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina) visando o fortalecimento da cadeia produtiva do Licuri na Bacia do Jacuípe e entorno, mais especificamente nos municípios circunvizinhos de Capim Grosso, onde a cooperativa tem sua sede.

A ideia é em aumentar a capacidade produtiva das comunidades e gerar mais renda, pois identificou-se que há um grande mercado consumidor, porém é pequena a produção para atende-lo pelo fato de atualmente as produtoras rurais quebram o Licuri na mão com um auxílio de uma pedra, conseguindo no máximo 6 litros por dia com um rendimento de apenas 24 reais dia, o que gera também problemas na saúde como de coluna devido a posição para realizar o trabalho.

A ideia é estudar o mercado e a produção para ser decidido qual linha produtiva que a COOPES irá trabalhar e assim adquirir os equipamentos específicos.

ASCOM Adapta Sertão
Jorge Henrique e Wemisson Santos

Abaixo mais fotos da visita:
fabrica de oleo icuri.-2

fabrica de oleo icuri.-3

fabrica de oleo icuri.-2.4

fabrica de oleo icuri.-5

fabrica de oleo icuri.6
CONTRIBUIÇÃO DE:
RÁDIO ADAPTA SERTÃO.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Ex-Diretor de Comunicação da FEBAMEL,Vice Presidente da AMAMOS- Associação dos Meliponicultores e Apicultores de Monte Santo-Ba,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental-Acadêmico do Curso de Farmácia-Faculdade AGES.