EDITORIAL ANO I NUMERO 28 – REFORMA OU DEFORMA A POLÍTICA?

47

EDITORIAL ANO I NUMERO 28 – REFORMA OU DEFORMA A POLÍTICA?

O tema que menos se falava nos últimos tempos no nosso Congresso Nacional era a tão reivindicada Reforma Política. Mas, como o calo agora começa a doer para as eleições de 2018, principalmente pela falta da abundância do dinheiro empresarial, da noite para o dia resolveram esquecer a tão badalada Reforma Previdenciária, que tanto preocupa a classe trabalhadora, para, a toque de caixa, passarem a discutir com prioridade aquilo que, como sempre, mais lhes interessa: a alteração das regras do jogo eleitoral aos 44 minutos do segundo tempo!

Em 03/08/2014, neste Blog, já me manifestava sobre a imperiosa necessidade de que o tema fosse debatido, através do artigo sob o título BRASIL – REFORMA POLÍTICA, URGENTE! Na ocasião, inclusive, reproduzi num parágrafo duas oportunas expressões utilizadas pelo professor e cronista Otoniel Gondim, ao dar uma definição sobre os nossos políticos da atualidade como “PREDADORES DO POVO” e “ESTRUPÍCIOS POLÍTICOS!”,  e acrescentei ao texto: “() Certamente que, nesses dois grupos, em nível nacional, encontram-se milhares de candidatos, todos com perfil inadequado à atividade política por diversos fatores em razão de históricos de corrupção, improbidade administrativa, criminalidade, usurpação do dinheiro público, inescrupulosos, desonestos e antiéticos, e muitas outras mazelas” que poderiam ser enumeradas, mas, é desnecessário repeti-las porque o povo já conhece a ficha de todos..

Sempre que algo surge no debate parlamentar com tanta prioridade e dedicação, às vezes com decisões que mergulham na calada da noite, logo se desconfia que há algo embutido de interesse próprio ou em defesa das imunidades da classe política.

Tanto se fala no rombo das Contas Públicas, cuja proposta de elevação para 159 bilhões de reais será submetida pelo governo ao Congresso, e o que se viu recentemente na fase de pré-julgamento pela Câmara da denúncia da PGR contra o Presidente? Uma verdadeira “Farra do Boi” praticada pelo Governo na liberação de bilhões de reais em Emendas Parlamentares! Em paralelo à discussão sobre as regras para a eleição de Vereadores, Deputados Estaduais e Federais, e Senadores, pelo critério do voto Distrital em 2018, e a fórmula Mista em 2022 (Distrital e Proporcional), desejam criar o “Fundo Especial de Financiamento da Democracia”, ou seja, recursos financeiros do nosso falido Tesouro Nacional para a distribuição da bagatela de 3,6 BILHÕES DE REAIS para os gastos das campanhas eleitorais aos partidos e candidatos! Faltou criatividade até para o nome atribuído: Financiamento da Democracia! A democracia não deve ser comprada, nem financiada, mas, PRATICADA!

Vale lembrar que, além dos bilhões acima, em 2016 foram repassados 819 milhões de reais ao Fundo Partidário, e mais a isenção de impostos federais da ordem de 851 milhões de reais às emissoras de rádio e televisão! Propaganda gratuita? Não, financiamento da Demagogia talvez fosse mais apropriado.

Alguém neste país, de sã consciência, acredita que o empresariado nacional irá abandonar a prática de oferecer dinheiro para a campanha eleitoral aos partidos a aos políticos, seja do Executivo ou do Legislativo, os quais possam representar potencial interesse para os seus negócios? Haverá, apenas, uma mudança contábil da propina, que será promovida de Caixa 2 para Caixa 1, ou qualquer outro apelido que resolvam dar, e tudo ocorrerá no silêncio da madrugada! Aliás, algo que vem sendo oficializado desde aquela visita noturna suspeita em Palácio.

Se colocar chocalho nas transações ocultas e inconfessáveis, principalmente aquelas que ocorrem nos encontros não agendados depois das 22:30h, ninguém dormirá neste país nas próximas eleições!

 

 

 

 

 

AUTOR: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Salvador-BA).

 

Contribuição do:Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 20/08/2017

1 Comentário on EDITORIAL ANO I NUMERO 28 – REFORMA OU DEFORMA A POLÍTICA?

  1. Ao ler esta sua contundente e objetiva crônica que detalha esta era política em que vivemos, fico pensando que os bons brasileiros realmente se afastaram da política. Pois a grande maioria dos nossos representantes carecem de um preparo que possa lhes outorgar a condição de representantes do povo. Parece que apenas desejam a verba pública oferecida, isto sem falar na chamada “propina” . Realmente, Agenor, temos um financiamento da demagogia. E a democracia torna-se cada vez mais uma retórica vazia do que uma realidade. FOZ DO IGUAÇU

    COMPLEMENTOS DO EDITOR DO AGENOR, DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS : 

    Este orgulhoso e modesto editor do mestre Agenor, pega carona neste abalizado comentário do assíduo leitor  Eden Lopes Ferreira de Foz do Iguaçu, e endossa, assina embaixo o belo depoimento dele quando disse que percebeu na brilhante crônica, que as pessoas de bem estão se afastando cada vez mais da politica partidária em função do descrédito e da forma como ela vem sendo conduzida e praticada  em nosso pais. Além de endossar as oportunas palavras do mestre Eden Lopes, este homem forte das abelhas que tentou ser um pro ativo vereador na cidade onde reside há mais de 32 anos(Monte Santo-Ba) , foi vencido pelo cansaço depois de ter lutado e passado para trás durante 20 anos( 06 candidaturas consecutivas-1992-2102). Não vale a pena as pessoas de bem companheiro Eden Lopes, compactuar e fazer parte de um jogo tão duro, tão injusto e tão perverso. Nas eleições  passadas contando com minhas irreverências e a fantástica criatividade do Dr. Facebook, como forma de repudiar e gozar do jogo perverso, e  um tanto quanto imoral, lancei a minha candidatura virtual. No vira e mexe lá no desacreditado maior parlamento nacional, estão tentando tapear o eleitorado brasileiro com uma reforma politica de fachada, “feita nas coxas“,somente para defender os interesses deles.  Boa Noite!!

     

    NOTE- Clicar para obter os 100% da visualização das imagens. 

    José Deusimar Loiola Gonçalves

    Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
    Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).