EDITORIAL ANO IX NÚMERO 328 – MULHER: ESSA POESIA DE NOSSAS VIDAS!

92

Geralmente, a escolha de uma data específica para homenagear um segmento social, tem correlação direta com as lutas e conquistas históricas, definitivas ou parciais. Assim foi com a Independência do Brasil (7 de setembro), com a Proclamação da República (15 de novembro), Dia do Trabalhador (1º de maio), Confraternização Universal (1º de janeiro), Dia das Mães (data móvel do 2º domingo de maio), etc., dentre centenas de outras.
O último dia 8 de março foi marcado pelo júbilo e o romantismo, por comemorar o “Dia Internacional da Mulher”, para quem nesta crônica quero deixar o meu registro cheio de amor: Mulher, que história linda você escreveu ao longo do tempo, vencendo obstáculos, derrotando a inflexibilidade dos algozes legisladores que já a discriminavam desde a hora em que faziam as leis!
Com paciência, não precisou formar exércitos e pegar em armas para conquistar o seu direito elementar de VOTAR! Que ainda espera pacientemente que os turrões machistas entendam que a igualdade do direito salarial se mede pela competência e não pelo sexo! Você, que já acumula históricas conquistas sociais não sabe o poder que tem nas mãos, capaz de vencer grandes obstáculos com a chama do seu olhar, com a graça do seu sorriso, às vezes pacífico, outras vezes altivo! A propósito, o Presidente Lula assinou Decreto nesta semana, que determina a igualdade de salário entre homem e mulher no desempenho das mesmas funções. Já foi um progresso!
No importante dia 08 de março, nada mais justo do que comemorar o Dia Internacional da Mulher por tudo que conta a história! E nós, homens, temos o dever de fazer reverência a essa extraordinária figura que Deus nos colocou ao lado, que sabe construir, como ninguém, o edifício chamado família!
Diante de todo esse processo de evolução da mulher, interessante é se observar que, além dessa guerreira ter agregado à sua vida as atividades profissionais externas, ela conseguiu manter o eficiente desempenho nas questões que envolvem o lar, onde evidencia as qualidades da perfeita gestora. Que sabe, como ninguém, distribuir com maestria as muitas tarefas diárias.
Essas extraordinárias conquistas sociais, antes de provocar no homem ira e ciúme em razão do seu tradicional comportamento machista, mostrou-lhe que essa guerreira ao seu lado não é apenas mulher, amante, esposa, companheira e mãe dos seus filhos, mas, também, uma legítima professora ou empresária que pode ensinar-lhe como administrar o seu tempo e conduzir com competência a solução de tantos problemas diários dessa empresa chamada “Família”. Sou um admirador inconteste do perfil dessa nova mulher, que sabe ser feminina e empresária, sabe ser dura na hora que as decisões exigem e meiga nos momentos certos!
Não obstante todo esse universo de empolgação e encantamento, com o qual, certamente, os homens com um mínimo de sensibilidade devem concordar, existe ainda uma grave trincheira a ser superada por esse ser muito especial, que é alcançar o objetivo de vencer a grande batalha da violência contra a mulher, fruto da fraqucomo montar uma loja virtualeza de homens covardes que, diante de suas fragilidades, transformam os seus argumentos em agressividades inconsequentes e irresponsáveis. As leis existentes ainda são insuficientes para proteger essa guerreira, portanto, está na hora de tudo isso mudar a favor da mulher.
Que a mulher continue incansável na luta pela sua afirmação no contexto social, amparada no seu espírito de luta e determinação, e sempre protegida pela convicção verdadeira e inabalável, de que a reconhecemos como POESIA DE NOSSAS VIDAS!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador – BA.
Contribuição de:Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 12/03/2023
Colaboração e Complementos de:
José Deusimar Loiola Gonçalves-

Técnico em Agropecuária Extensionista aposentado do -Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia ; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura.
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App).