EDITORIAL ANO IX NÚMERO 330 – ENCONTROS E REENCONTROS – VI

90

Agg BB

Prédio atual da Agência do Banco do Brasil – Irecê-BA  

Nada como reencontrar colegas e amigos especiais, com os quais convivemos durante um bom tempo da vida ativa profissional, quando as lembranças dos variados momentos ressurgem de maneira enfática e cheias de sorrisos, sejam por aqueles deboches comuns a algumas gafes cometidas no trabalho, ou as intensas gozações durante as farras pós-expediente em locais costumeiramente frequentados, principalmente, no aconchegante espaço da AABB, onde nos sentíamos verdadeiramente em casa.

Com o natural afastamento recente, devido à suspensão por três anos da realização de nossos Encontros anuais dos “AMIGOS DE TODOS OS TEMPOS DO BB IRECÊ”, por medida de cautela e prudência, imposta pelos riscos causados pela pandemia do COVID-19, o grupo retornou agora com ânimo e entusiasmo para um alegre VI ENCONTRO entre 23 e 26 de março de 2023, na AABB de Salvador-BA.

É difícil imaginar que uma centena de funcionários aposentados, acompanhados das respectivas famílias, das décadas de 60, 70, 80 e 90, de determinada empresa, reuniram-se para um reencontro de confraternização! E pensar que já são decorridos 59 anos de inauguração da Agência (1964), separados pelo tempo e pela distância, e essa é uma oportunidade em que o sorriso, a alegria e a empolgação são características que adornam os abraços cheios de muita emoção!

Percebe-se que nada substitui o calor do abraço, as lágrimas da saudade satisfeita e as vozes às vezes embargadas daqueles mais emotivos. Um evento dessa natureza ganha ainda maior relevância ao lembrar que se trata de ex-funcionários hoje residentes em lugares os mais longínquos possíveis, alguns a milhares de quilômetros de distância entre o norte e o sul deste país.

Somente vínculos muito fortes, consolidados por uma soma de regras e lições que se sucederam ao longo de uma convivência de médio e longo prazo, sobretudo resultantes de uma estrutura basilar construída de notórios princípios pela empresa empregadora ao longo da sua história, puderam inspirar tão intensa amizade, afeto e cumplicidade! E essa empresa fundada em 12/10/1808, que este ano fará 215 anos, tem uma história escrita com as penas da solidez l e da dignidade: o BANCO DO BRASIL!

Nas rodas de bate-papo do reencontro, os assuntos são sempre os mais variados possíveis, desde a curiosidade em saber o que cada um está fazendo atualmente, ao comentário sobre a vasta experiência acumulada ao longo da carreira, ou ainda o singular esforço de alguns em lembrar nomes de colegas que foram efusivamente cumprimentados ao chegarem, mas, para lembrar os seus nomes… Ah! a memória precisou de leve assessoramento!

Não poderia deixar de dar a devida relevância à agência onde tudo isso aconteceu e onde esse quadro funcional amadureceu extraordinários exemplos de vida: BB-AGÊNCIA DE IRECÊ-BAHIA! Para provar a eficiência da Escola que essa agência representou ao longo do tempo, do seu quadro de comissionados saíram 33 Gerentes – dentre eles duas mulheres, num tempo em que essa conquista ainda era muito rara -, inclusive um Auditor Internacional e depois Gerente-Geral de Assunção, no Paraguai, o nobre colega Williams Francisco da Silva que, com muita honra, chegou a Diretor da nossa Caixa de Previdência – PREVI.

Tenho a honra de dizer que, prazerosamente, participei também da história que esse grupo escreveu em Irecê, onde fui Gerente-Geral de 1985/1989, sempre unido, solidário e comprometido com objetivos bem definidos, tenham sido eles de natureza profissional ou social. Quero registrar a minha saudação especial aos colegas Juraci da Silva (um dos fundadores da agência) e Jaéd de Góes Simões – este vindo de Brasília -, parceiros dos mais eficientes das décadas de 60/70, que vieram prestigiar essa festa.

A alegria quase juvenil e empolgante dos valorosos senhores e senhoras de hoje, alguns belos avós, contagia e rejuvenesce o espírito. Nossa homenagem póstuma a estimados colegas que já estão em outro plano. O tempo passa e a história ganha novos personagens, mas os atores do passado não devem ser jamais esquecidos!

Parabéns aos guerreiros aposentados que preservam essa história e mantém viva no presente a mesma chama da amizade acesa no passado! E a cada um meu sincero agradecimento pela nossa união até os dias atuais.

agenor 150x150 4 150x150 1

Autor:  Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – de Salvador-BA  [email protected]  

CONTRIBUIÇÃO DE: Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 26/03/2023

Colaboração e Complementos de: José Deusimar Loiola Gonçalves – Técnico em Agropecuária Extensionista aposentado do -Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia ; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura – Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App).