EXTENSIONISTA DEUSIMAR- O HOMEM FORTE DAS ABELHAS COMPLEMENTADO E COMPARTILHANDO ARTIGO SOBRE A ESTIAGEM PROLONGADA DE MONTE SANTO E REGIÃO.

30
A cidade de Monte Santo, na região sisaleira da Bahia, é mais uma que padece sob os efeitos da seca. Um decreto de emergência reconhecido pelo Estado…
dsc_0338

Deusimar das Abelhas também, lamenta essa triste situação de praticamente todos os municípios de nossa histórica micro Região de Canudos, e baseado em seus 34 anos de carreira na fantástica extensão Rural,desses 34 anos quase 32 aqui em Monte Santo,deixa aqui o seguinte comentário. A grave situação tem dois lados culpados em evidência. Infelizmente nossos governantes das três principais esferas-Municipal-Estadual e Federal nunca se preocuparam ao longo de todos esses anos em oferecer aos nossos(as) sofridos(as), porém, importantes agricultores(as) familiares, uma Assistência Técnica contínua e de qualidade com ensinamentos básicos sobre as diversas alternativas de convivência com a seca.O outro lado culpado está no comodismo desses(as) mesmos(as) agricultores(as) familiares que na época do Programa Cabra Forte receberam uma super carga de conhecimentos através de nossa extinta EBDA quando ainda viva, mas o aprendizado entrou em um ouvido e saiu no outro,,Conta-se nos de dos das mãos a quantidade de agricultores que estão colocando em pratica o que aprenderam. Quando vem em abundância as promissoras chuvas de trovoadas ou de inverno, eles pensam que é para a eternidade e nada fazem para guardar suas reservas estratégicas para a outra seca que é inevitável, Nas considerações finais, o extensionista Deusimar das Abelhas não sabe entender e muito menos compreender porque das secretarias dos governos municipais, a da agricultura é a de menor importância . a exemplo da Secretaria de Agricultura de Monte Santo da atual gestão, onde estou lotado na parceria FLEM:/BAHIATER do Governo do Estado, e infelizmente lá não se tem uma bicicleta para se dar um recado na cidade, quanto mais um veículo para os serviços de campo. A esperança está na sensibilidade dos governantes recém eleitos que serão devidamente empossados em janeiro deste novo ano operativo que está chegando. A título de sugestão para aqueles que não sabiam, nosso município é o 3° de nossa linda e extensa Bahia, que detém quase 90% dos munícipes morando no meio rural. Deusimar das Abelhas questiona e alguém responde: De onde vieram os votos do prefeito e vereadores(as) eleitos(as) nas últimas eleições? Boa Noite!!

CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE:

josé Deusimar Loiola Gonçalves-
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim-Wast App).