NO DIA DO NORDESTINO O BLOG DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHA UM BELO ARTIGO DO BOM NORDESTINO DR PAULO MENEZES.

34
meliponário Paulo Menezes
rivan
Paulo Menezes e Jose Deusimar

Final da tarde de hoje tive uma boa prosa com seu Nonato. Sua memória, com seus 98 anos de idade, é algo que impressiona. Conversou bastante sobre o ano de 1927. Tinha na época 9 anos, mas lembra com detalhes a passagem de Lampião na região. Morava na cidade de Itaú, zona oeste do Rio Grande do Norte onde viveu sua infância e juventude. Ao anoitecer sua família deixava a cidade e iam todos dormir no mato pelo temor de seus pais ao bando de Virgulino Ferreira. Como não tinha medo de nada, se divertia muito com aquela situação, pois na dormida fora de casa ficava a brincar com os irmãos na areia fria do rio. Quando faziam zoada eram advertidos pela mãe que temia serem escutado pelos cangaceiros. As notícias, dizia ele, eram vindas por emissários através dos correios, único meio de comunicação à época. Lembra o nome de vários componentes do grupo, como Jararaca, Corisco, Asa Branca, Azulão, Sabino e tantos outros. Falou do sequestro de Antônio Gurgel do Amaral, que Lampião o manteve como refém para se proteger. Lembra que Sabino, um dos comparsas de Lampião, ao se aproximar de Mossoró, foi quem libertou o prisioneiro na fazenda Boa Sorte, perto do Jucuri. Recorda da resistência de Mossoró, do prefeito Rodolfo Fernandes, de Padre Mota, de Manuel Duarte, do motorista Gatinho, figuras importantes no combate e resistência da cidadela. Foi um tarde agradável que passei ao lado de um dos maiores amigos de meu saudoso pai.

A imagem pode conter: 1 pessoa , listras, chapéu e close-up
DEUSIMAR E TIO ZECA
Caro Dr. Paulo Menezes!! Faço de minhas, as palavras do nosso mestre Pedro Constam, o idealizador de nossa FEBAMEL– Federação Baiana de Apicultores e Meliponicultores- MARAVILHA!! MARAVILHA!! MARAVILHA, este bate papo interativo com o amigão de seu saudoso e honrado pai. Aproveito a oportunidade para fazer um breve relato semelhante ao seu, de um de meus papos interativos com meu sábio tio José Gonçalves Rodrigues( 99,4 janeiros), quase centenário como o sábio seu Nonato, Lembro-me com se fosse hoje, que quando adolescente gostava de passar alguns dias curtindo as minhas merecidas ferias estudantis na casa de meu tio, e nas bocas de noite Deusimar- O Homem Forte das Abelhas presenciava ele fazer suas previsões meteorológicas da época, quando butava(no sotaque do sábio pernambucano velho Lula Gonzaga), a cabeça na janela e quando via uma pontinha de relâmpago na direção do Velho Chico, o Rio da Unidade nacional, berrava em alto e bom som: Olhe o REQUEIJÃO!!!. Era certeira Dr, Paulo as previsões do meu sábio tio, e no mais tardar , no final do dia caia o sangue da terra, as promissoras chuvas no sertão. Como naquela minha inesquecível fase de adolescência eu nem sonhava em ser um apaixonado pelas abelhinhas, me faltou a criatividade de sair na outra janela e também, gritar em alto e bom som: Olhe o MEL!! Vamos agora imaginar como não seria o café da tarde de Deusimar das Abelhas e do seu sábio tio José Gonçalves Rodrigues degustando um espaçoso pirex cheio de REQUEIJÃO picado regado com algumas colheres de MEL, de preferência da melípona mandaçaia? srsrsr!! Nas considerações finais, seu dileto amigo Deusimar das Abelhas deixa aqui o meu sincero abraço para meu doutor, o empresário de sucesso no ramo da meliponicultura sempre cultivando e preservando a melípona Jandaíra, sem esquecer do quase centenário Nonato. Que O Divino continue abençoando-o e que venha os 100 anos de meu sábio tio José Gonçalves e de seu amigo pessoal , o também, sábio Sr. Nonato. Não sei se mera coincidência, ou não, mas estamos registrando nossas justas;muito justas e justíssimas homenagens a esses dois NORDESTINOS no dia dos NORDESTINOS,dois cabras bons que ao longo de suas vidas só não conseguiram a dar leite.kkkkk Bom final de semana!!

CONTRIBUIÇÃO E COMPLEMENTOS DE

José Deusimar Loiola Gonçalves-
Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim-Wast App