SALVE! SALVE ! O DIA DE SÃO JOSÉ!

62
  1. Gostaria de lembrar a todos, que hoje dia 19/03 é o dia do Santo milagroso, São José, o santo que providencia as promissoras chuvas, o verdadeiro sangue da mãe terra, principalmente do nosso árido sertão nordestino.

De acordo com a fé popular e a crença do sertanejo, quem efetivamente planta milho hoje, já pode também ir recolhendo a lenha do roçado, para acender as fogueiras de São João e saborear o tradicional milho assado e ou a famosa canjica, e a deliciosa pamonha.

Lembro-me como se fosse hoje, que meu velho e honrado pai, que foi um tradicional e humilde agricultor familiar, de uma fé inabalável em São Jose, podia o chão está torrado, mas ele não deixava de plantar nos monturos de nossa casa o costumeiro pedacinho de terra com a cultura de milho.

Se as promessas feitas a São José não correspondesse com as expectativas, nem para o processo de germinação, o pai de Deusimar das Abelhas provocava um mutirão familiar e a gente regava umas 50 covas carregando da fonte mais próxima a água no velho esquema da lata d’água na cabeça.

De certo que, nunca faltou milho para a nossa humilde família assar, nas fogueiras de São João.

FICA A DICA DE DEUSIMAR DAS ABELHAS, EXTENSIONISTA, TODOS OS AGRICULTORES FAMILIARES DE NOSSA LINDA E EXTENSA BAHIA.

 

Blog do Deusimar da abelhas – 19/03/2023