VALE A A PENA A RELER DE NOVO:JUSTA HOMENAGEM À MINHA TERRA NATAL. UAUÁ – Perfil de Uma Gente Querida.

35

FOTOS YPHONE EM 21-03-15 286
JUSTA HOMENAGEM À MINHA TERRA NATAL.
UAUÁ – Perfil de Uma Gente Querida
Notícia postada em 28/05/10 – 11-25-33

O tempo passa, a história escreve novos capítulos, as novas gerações chegam e as velhas gerações que cumpriram o seu objetivo, construíram e deixaram a herança suada da sua obra, partem para a compensação espiritual que lhes foi reservada, naturalmente nos limites do exemplo de vida que construíram ou na proporção das crenças e convicções espirituais de cada um.
O registro histórico se fundamenta na pesquisa que não pode falhar, mas como não estou me propondo à nobre missão de historiador, essa tarefa deixo para a inteligência lúcida do nosso querido Coronel Jerônimo Ribeiro (93 anos), patrimônio cultural de Uauá, e o consagrado domínio das letras, acompanhado da sensibilidade pelos fatos históricos, do grande escritor baiano Oleone Coelho Fontes, uauaense de coração e por adoção. Reservo-me às lembranças carinhosas que a memória possa manter ainda em arquivo, com o desejo de que os fragmentos de nomes e momentos importantes não tenham se perdido nesse tempo que passou.
É característica de toda cidade pequena, como a Uauá que conheci a partir de 1982, que as pessoas que chegam logo aprendem os caminhos do envolvimento emocional com a gente da terra, vivendo carinhosamente as suas alegrias e tristezas, e participando intensamente com a comunidade do despertar para o desenvolvimento. Que chega lentamente, mas chega. E olha que está chegando mais rápido do que permite a capacidade de percepção da gente da terra e até mesmo dos seus administradores!
Quem anda pelas ruas da cidade se depara a cada momento com um novo entulho, resultado de casas velhas que estão sendo demolidas todas as semanas e o surgimento de novas construções com estruturas e padrões modernos, reflexo de uma cidade que está se transformando diariamente. Ao invés do esperado crescimento no sentido horizontal, Uauá está crescendo na vertical, com edificações surgindo com até 3 pavimentos! Já pensaram na Uauá quando o asfalto estiver chegando às portas da cidade, após concluído o asfaltamento da BR-235! Que tal a população, os empresários locais e as autoridades começarem a fazer um exercício mental projetando-se para o novo tempo que está por chegar, organizando-se e pensando realmente como gente grande!…
A cidade de Uauá, como tantas cidades de menor porte que integram o nosso sertão, tem um magnetismo único e natural que estimula a sensibilidade das pessoas, aumentando nessa gente a capacidade de tolerância, de amor, de compreensão. Talvez seja porque o clima quente estimule os sentimentos, promovendo alterações no próprio comportamento, revelando-se espírito acolhedor e afável com os que a visitam.
Diria que a torridez do clima, a escassez de água e todo o conjunto de dificuldades inerentes às cidades do semi-árido também ensinam uma lição de vida, identificando muito bem na sua gente o verdadeiro sentido da frase de Euclides da Cunha: “o sertanejo é, antes de tudo, um forte”. Um herói da caatinga que escreve com o suor, quando não com o próprio sangue, a história da sua sobrevivência.

Com a imigração crescente, a miscigenação do sangue novo que chega ao município com o das famílias dominantes, os jovens que chegam e se envolvem com a beleza índia e ingênua das jovens sertanejas, fatalmente transforma a cultura do passado e passa a construir uma nova sociedade, com nova característica política, econômica e social.

Este é o perfil de uma gente querida!

Umbuzada.com – Informação em 1º lugar!

FOTO CLARA DE GENOR
Agenor Santos (Bacharel em Administração de Empresas – Pós-Graduando em Administração Pública.) – [email protected]
COLABORAÇÃO DO UAUAENSE AMIGO PESSOAL DO CRONISTA AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS:
José Deusimar Loiola Gonçalves
Apicultor Meliponicultor,Diretor de Comunicação da FEBAMEL,,e Pós Graduado em Gestão e Educação Ambiental – EBDA Monte Santo
(75) 9131-0784/ 9998-0025