Dicas para fazer home office

4

Trabalhar em casa pode ser um sonho de muitas pessoas. Não passar horas no trânsito, poder almoçar com a família e a maior produtividade são algumas das vantagens de fazer home office. Mas para que tudo isso não se torne um pesadelo, é preciso ter impressora, computadores e materiais de escritório no geral no seu cantinho de trabalho!

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas adotaram pela primeira vez o regime de trabalho remoto. Por isso, diversos brasileiros não estavam preparados para começar a trabalhar à distância.

De acordo com uma Pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Abeoc e Ubrafe, entrevistando 2.702 empresas, 51% dessas optaram pela atuação online devido à doença.

Para que as tarefas profissionais possam ser realizadas com eficiência mesmo em casa, é preciso ter um bom espaço para trabalhar. Confira algumas dicas:

Escolha o ambiente

Antes mesmo de comprar ou organizar os equipamentos necessários, como impressoras, caderno, mouse, é necessário pensar em qual ambiente da sua casa você deseja transformar em um cantinho de trabalho. Se o seu lar não tem um espaço exclusivo para escritório, não tem problema!

Que tal utilizar a bancada do seu quarto como o novo ambiente de trabalho? Outra opção é utilizar a mesa da sala ou qualquer outro lugar em que você possa se concentrar e executar as atividades!

O importante é que seja um local que não tenha barulho e que você se sinta confortável!

Kit home office

Não adianta ter um escritório elegante se não tiver os equipamentos básicos, não é? Por isso, separamos os aparelhos que não podem faltar:

  • computador: é difícil pensar em fazer home office sem computador! Esse aparelho é a base de tudo, por isso deve ser escolhido com atenção. Leve em conta a capacidade de armazenamento, placa de som, vídeo, entre outras questões, pensando nas suas necessidades.
  • roteador: assim como o computador, uma boa conexão é indispensável. Já pensou estar no meio de uma reunião importante por chamada de vídeo e a sua internet simplesmente cair? Para evitar situações constrangedoras, invista em um bom roteador!
  • impressora multifuncional: esse equipamento também deve fazer parte do escritório. Hoje existem diversos modelos de impressora wifi, impressora jato de tinta, laser, entre outras. Assim, pesquise bem antes de adquirir para que você tenha o melhor custo-benefício!

Móveis

Além dos itens básicos mencionados acima, não podemos esquecer de dar atenção aos móveis! Cada detalhe faz diferença! A mesa ou escrivaninha, por exemplo, devem ter espaço para colocar tudo o que é necessário e ter uma boa altura. Prefira mesas com gaveteiro, assim você pode guardar post it, papel sulfite e outros materiais.

A cadeira precisa ser confortável, uma vez que você passará horas sentado ali. Apesar das boas cadeiras costumarem ter um preço mais elevado, comprar qualquer uma pode trazer prejuízos à produtividade e até mesmo para o seu corpo. Um modelo clássico, confortável e prático é a cadeira com rodinhas e apoio de braço. Mas fique atento para não danificar o piso.

Iluminação

A iluminação é outro ponto que precisa ser avaliado. Você sabia que, dependendo da luz, nós podemos sentir sono e preguiça? A dica para se manter motivado e focado é aproveitar a luz natural, sem causar reflexo ou sombra na mesa. Você também pode usar luminárias para deixar o ambiente mais confortável.

Objetos para organização

Cartuchos guardados, impressora a laser no devido lugar, cadernos empilhados, mas outros materiais de escritório espalhados? As caixas organizadoras podem dar um jeito nisso! Também existem porta lápis, porta revista e outros tantos organizadores para deixar seu ambiente mais organizado!

Com um espaço de trabalho equipado, você será muito mais produtivo no home office!

....