Menor que Fiat Uno? Toyota registra nome de mini SUV

O mercado de SUVs pequenos é um caminho sem volta, tanto que ao redor do mundo vão surgindo diversos modelos diferentes. Dessa vez na Índia a Toyota fez um pedido de registro para o nome Taisor, que pode ser o batismo para o próximo SUV com perfil de cupê da marca japonesa – e com menos de 4 metros de comprimento, como manda a tradição do país.

tttsuv
Foto reprodução

De acordo com informações do site indiano GaadiWaadi, o novo Taisor será a versão da Toyota para o Maruti Suzuki YTB (nome da joint venture da Suzuki) – um pequeno SUV-cupê que ainda nem foi revelado e que será baseado no Baleno, um hatch compacto vendido no mercado indiano. Por lá o novo Toyota Taisor terá que brigar com modelos como Nissan Magnite, Renault Kiger (esses dois últimos até já especulados para o Brasil) e Citroën C3, enquanto que se fosse vendido no Brasil, brigaria com o Fiat Pulse.

toyota yaris cross adventure
Foto reprodução

A imagem que você na abertura dessa nota é do Toyota Yaris Cross, mas segundo o site indiano o novo SUV-cupê deverá contar com linhas bem demarcadas, com diversos recortes e vincos proeminentes, além de uma generosa distância em relação ao solo. Mais uma vez vale relembrar que a novidade se encaixará no comprimento de carros “sub-4”, ou seja, com menos de 4 metros de comprimento – categoria de veículos na Índia que pagam menos impostos. Embora venha a ser baseado no futuro YTB, o novo Taisor será razoavelmente diferente do modelo da Suzuki, trazendo várias atualizações de design para contar com um estilo mais autoral.

toyota yaris cross adventure
Foto reprodução

É importante lembrar também que essa não é a primeira parceria da Toyota com a Maruti Suzuki, já que em julho deste ano apresentou o Toyota Urban Cruiser Hyryder, sua versão para o Suzuki Grand Vitara que, assim como acontecerá com o novo Taison, traz boas diferenças de desenho em relação ao modelo original.

suzuki ytb flagra
Foto reprodução

Entre os equipamentos, são esperados itens como central multimídia com uma tela grande, painel de instrumentos parcialmente digital, ar-condicionado automático digital, partida por botão, retrovisor interno fotocrômico, faróis com projetores e porta-luvas refrigerado. No pacote de segurança tem o básico, soma airbags duplos frontais, freios ABS, lembretes do uso do cinto de segurança e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis.

Debaixo do capô do novo Toyota Taisor, são esperados os mesmos motores do Baleno. Ou seja, o novo pequeno SUV deverá contar com o motor 1.2 K12C naturalmente aspirado com sistema híbrido-leve de 12V, que entrega seus 90 cv e 12,24 kgfm de torque. É esperado ainda o motor Boosterjet 1.0 turbo da Suzuki, que entrega seus 112 cv de potência e 17,34 kgfm de torque. Já as opções de transmissão serão uma caixa manual ou automática, no entanto, as especificações oficiais ainda não foram divulgadas pela fabricante.

Fonte: GaadiWaadi