BLOGUEIRO DEUSIMAR -O HOMEM FORTE DAS ABELHAS APRESENTANDO RELATÓRIO DO CURSO DE PALMA.

30

NOTE: Basta clicar nas imagens para obter os 100% da visualização.

Olá leitores(as) amigos(as) de nosso blog!!

Este modesto blogueiro de vocês, José Deusimar Loiola Gonçalves; Maicon de Sá Bonfim-Técnicos do BAHIATER/FLEM, e Martinho da Costa Ferreira Junior-Técnico da Secretaria de Agricultura de Monte Santo, se fizeram presentes no prospero município de Noa Soure nesta última quinta -feira(22), e participaram  ativamente do curso de Capacitação sobre o plantio intensivo da palma forrageira, a cultura milagrosa, o capim do sertão, a barragem viva do agricultor familiar. O referido curso contou com o patrocínio do BAHIATER/FLEM, com a participação de  um bom número de seus(as)  técnicos(as), e dos secretários e  técnicos das prefeituras conveniadas. A programação do curso foi divida em dois momentos , sendo que na parte da manhã, depois da abertura dos trabalhos que contou com a presença  do prefeito da cidade anfitriã, o ex- Gerente Regional da extinta Emater-Ba deste modesto blogueiro de vocês,  o brilhante e preparado Mestre em Produção Animal ,   Antônio Mendes, hoje técnico do BAHIATER, fez uma completa explanação da parte  teórica do conteúdo programático do curso falando  praticamente  em  todos os aspectos  da cultura milagrosa, do capim do sertão, da barragem viva do agricultor familiar.(Atentai bem nas imagens acima postadas).

NOTE: Basta clicar nas imagens para obter os 100% da visualização.

De olho nas imagens acima postadas , percebam como foi extremamente participativa a programação da parte prática do referido curso. Conforme solicitado por este blogueiro de vocês na apresentação dos participantes  na parte da manhã, os companheiros da organização cederam um pequeno espaço de tempo e o inventor Deusimar- O Homem forte das Abelhas fez a abertura dos trabalhos da parte prática apresentando o uso do prático alicate de cortar palma. O referido alicate, é uma tecnologia adaptada que tem o objetivo específico de proteger o agricultor familiar contra acidentes na hora que estiver picando a palma . Vale a pena lembrar, que ao invés de o agricultor familiar fazer a aquisição de luvas por até R$ 20,00 o par, que se estragam com rapidez e não protege bem,  o alicate pode ser feito por até R$ 15,00(custo benefício), e  como é somente para pegar a raquete, não sofre desgaste, não deprecia  e tem vida útil longa ficando para os  netos; bisnetos; tataranetos.  Depois da apresentação, o inventor Deusimar das Abelhas anunciou o brinde de 2 alicates a seus diletos e abençoados ex-colegas da amada Escola de Catu, Cícero Renê Almeida Barbosa-Diretor da Secretária de Agricultura de Itapicuru, e Luiz Rei Souza Freire da Secretária de Agricultura de Inhambupe. Um terceiro alicate foi sorteado entre todos os participantes, e uma jovem da equipe do primeiro emprego idealizado  pelo  Governo do Estado de Nossa Linda Bahia  foi a sortuda(ver foto do ato da entrega acima). Ainda de olho nas imagens acima, percebam como foi efetiva a participação de tod@s e sob a orientação de nosso mestre  Antônio Mendes, no aprender a fazer fazendo foi realizado o plantio simbólico das variedades palma miúda e orelha  de onça adensado nos mais variados tipos de espaçamento que contribui de fora significativa no aumento da produção e produtividade/hectare. Como Deusimar- O Homem Forte das Abelhas sempre diz, que uma imagem acaba valendo por 1.000 ou até mais palavras, de olho nas imagens acima, percebam como foi um verdadeiro show de bola a parte pratica do curso 100% participativo, com direito a cada participante contribuir com seus  conhecimentos técnicos vivenciados  em suas origens, na carreira profissional de cada um . Foi uma verdadeira  troca de experiências com forte semelhança com um oportuno  LEMBRETE sempre  apresentado pelos  consultores  do nosso maior parceiro dos brasileiros- SEBRAE, na abertura dos cursos de capacitação:

Ninguém sabe tudo!! 

Cada um sabe um pouco!!

Juntos saberemos mais!!

Nosso mestre  Antonio Mendes deixou a turma à vontade e muitos companheiros contribuíram  de forma decisiva com o conteúdo programático da parte prática do curso.

Contribuição de:

José Deusimar Loiola Gonçalves

Técnico em Agropecuária(Assistente Técnico de Desenvolvimento Rural-FLEM-BAHIATER-Governo do Estado); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas ; Licenciado em Biologia e Pós Graduado Em Gestão e Educação Ambiental(Apicultor e Meliponicultor).
Fones de contato: 75- 99998-0025( Vivo-Wast App); 75- 99131-0784(Tim).