Chuva de Granizo impressiona moradores de Monte Santo.

34

chuva de granizo

resultado do vendaval

acude da tapera

Um fato inusitado tem chamado atenção dos moradores de uma pequena comunidade rural do município de Monte Santo, no nordeste Baiano. Nas últimas semanas, um longo período de chuvas caiu sobre a cidade, o que não vinha sendo visto há tempos. Segundo informações da agencia climática, Clima Tempo, em apenas uma semana choveu aproximadamente 64 milímetros.

No centro urbano, a chuva veio com intensidade e os fortes ventos deixaram um rastro de destruição. Prédios antigos tiveram suas estruturas abaladas e muitos foram ao chão, dezenas de arvores centenárias também caíram. A intensidade dos ventos pode ser notada pela placa de “boas vindas” da cidade, que mesmo com sua estrutura metálica, foi derrubada. Além dos transtornos causados pela cidade, a população teve o abastecimento de energia cortado durante vários dias na semana.

Já na Zona Rural do município um acontecimento, jamais registrado, surpreendeu os moradores. No povoado Tapera, distante 5 km do centro urbano, as chuvas também foram intensas e uma tempestade de granizo assustou a população por pelo menos, 10 minutos. Dona Raimunda, reside em Tapera desde o nascimento e relata nunca ter visto algo assim. “Sempre morei aqui e nunca vi algo parecido, ficamos assustados com o forte barulho do gelo nas telhas, saí no quintal pra ver o que estava acontecendo e me deparei com as pedras caindo. Estávamos acostumados com a falta d’agua, mas agora aqui cai é pedra de gelo”, relata a moradora, risonha após o susto passado. O jovem Ezequiel Brito, gravou a tempestade de granizo e mandou para nossa redação, confira o vídeo abaixo:

Fora destruição, as chuvas trouxeram alegrias e belezas à cidade, como por exemplo, os agricultores que comemoram as cheias dos rios e inúmeros turistas retornaram a cachoeira da Tapera para desfrutar deste momento raro, que pela segunda vez, em menos de 5 meses, voltou a ’sangrar’.

O fenômeno acontecido na comunidade de Tapera, se explica quando gotas de agua chegam às nuvens e encontram temperaturas abaixo de 80°C e acabam virando gelo. O fato não é comum na região nordeste do estado, onde as temperaturas chegam à 37 graus positivo.

Segundo a meteorologia, as chuvas ainda continuam por toda esta semana. Na próxima sexta-feira é esperado que chova 12mm e no sábado 26mm, com pancadas pela manhã, tarde e noite.

COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DOS:

CARTAO DE VISITA DEUSIMAR