EDITORIAL ANO IX NÚMERO 351 – MAIS MODERAÇÃO NA FALA, PRESIDENTE !

50

Acredito que o destempero verbal não seja um detalhe inerente ao desempenho da função presidencial, apesar da frequência com que se repete no País. O fato de ressaltar tanto no perfil dos ocupantes do cargo por aqui, passa a convicção de se tratar de influências circunstanciais e emocionais impostas pela necessidade de massagear o próprio ego, ou de autoafirmação. Sobre isso, Salomão, filho e sucessor do Rei Davi, disse em Eclesiastes 1:2: “Vaidade de vaidades! Tudo é vaidade”.
Geralmente o povo acredita que o fato de chegar à Presidência, de repente o ocupante do cargo já se torna alguém superdotado, culturalmente perfeito e habilitado no domínio de todo o conhecimento indispensável ao bom desempenho da função. Assim, não admite a imperfeição e o descontrole verbal daquele que se habilitou, pelo voto, a ser o modelo e exemplo de integridade, e que deve usar do respeito e da indispensável parcimônia ao se manifestar em qualquer circunstância. Vale lembrar, que a educação se aprende na mesa da cozinha de casa, ou nunca mais!

Dentre tantas outras coisas que estão presentes de forma intensa e enfática, no julgamento atribuído pelo povo a um Presidente da República, está a observância das regras básicas de conduta, seja na execução correta dos seus projetos, como, principalmente, decência e respeito nos seus atos e palavras.

Não obstante muitos acertos, que não se pode negar, o governo anterior se notabilizou pelo destempero verbal e palavreado chulo do então Presidente, manifestando-se com desprezo ao comentar vários episódios, atitudes que estimularam um sentimento de revolta em muitos brasileiros.

O atual Presidente ainda não chega à mesma e exagerada dimensão no uso do palavreado de baixo nível, mas em seis meses de governo já começa a cometer gafes perigosas, e mais graves, pelo fato de cometê-las durante audiências e entrevistas nessas tantas viagens que realiza pelo mundo à fora. Recentemente, ao visitar o Presidente de Cabo Verde, na África, José Maria Neves, ao discursar Lula foi correto ao dizer: “Quero recuperar a relação com o continente africano porque nós brasileiros somos formados pelo povo africano. Nossa cultura, cor e tamanho é resultado da miscigenação entre índios, negros e europeus”. Perfeitas colocações. Mas, cometeu um pecado mortal, ao acrescentar: “Temos profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”. (Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/).

Num momento em que todo o mundo está uníssono na convergência pelo combate aos preconceitos raciais, é uma expressão infeliz e repulsiva agradecer ao Presidente de uma nação africana, numa visita oficial cheia de cordialidade, pelos benefícios trazidos ao País pela escravidão ao longo de 350 anos! Fala totalmente inadequada e antiética.

O fato surpreendente nesse imbróglio, é que tantas entidades representativas do Movimento Negro no Brasil, que sempre reagem abruptamente a tudo que se pareça com racismo, omitiram-se de qualquer manifestação pela simples razão de serem simpatizantes do atual presidente, mantiveram silêncio absoluto e nenhuma censura foi exibida contra o absurdo da inoportuna frase presidencial.

No sentido de suprir essas carências momentâneas, é que a função é cercada de uma gama de Assessores de alto custo e habilitados a passar ao Presidente – até mesmo ao pé do ouvido -, conselhos e informações úteis visando evitar o cometimento de falhas graves ou ridículas, como essa. Talvez a sua impulsividade e autoridade estejam se sobrepondo aos Assessores diretos que, muitas vezes, são constrangidos ao silêncio, da mesma forma como aconteceu com frequência durante o último governo.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Aposentado do Banco do Brasil – Salvador – BA.
Contribuição do: Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 30/07/2023
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves Técnico em Agropecuária (Funcionário Publico Aposentado- Extensionista do Governo do Estado de nossa linda e extennsa Bahia); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura. Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) . Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar