EDITORIAL ANO IX NÚMERO 350 – A TECNOLOGIA CHEGOU AOS ESTÁDIOS

76

Novo Estádio Santiago Bernabeu – do Real Madrid

Por muitos e muitos anos ao se comparecer a um Estádio, a visão fundamental era dirigida exclusivamente à boa prática do futebol, vibrando com craques como Pelé, Garrincha, Roberto Dinamite, Dida, Amaral, Zico, Sócrates, Jairzinho, Romário, Gerson, Bebeto, Mário Sérgio e os dois Ronaldinhos. E na Bahia não podemos esquecer de Bobô, Beijoca, Carlito, Douglas, Dida, André Catimba, Baiaco e, mais recentemente, o Nonato. Na Europa, impossível não mencionar Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar, Mbappé, Vini Jr, Salah, Lewandovsky etc. Todos esses, e mais alguns, inclusive, já lembrados recentemente em outro Artigo.
Pouco a pouco o deslumbramento do esporte foi sendo substituído por outros fatores, como o tamanho dos Estádios, as imagens dos telões, que captam e reproduzem cenas as mais pitorescas e surpreendentes, como casais se beijando, pessoas distraídas no celular e até mesmo crianças tirando um cochilo, tudo isso em meio aos gritos vibrantes da torcida apaixonada, enquanto o jogo corre.
No passado empolgava a todo brasileiro ouvir os locutores repetirem com frequência durante as transmissões dos jogos, de que falavam do MAIOR ESTÁDIO DO MUNDO, o MARACANÃ, a partir de 1966 denominado “Estádio Mário Filho”. Naquele tempo abrigava 200.000 torcedores. “É conhecido no mundo todo como o Templo do Futebol. O título não é à toa, o local já foi sede de duas finais de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Copa das Confederações e Copa América, além de ser palco para shows de Frank Sinatra, Tina Turner e até do Rock in Rio. Após uma grande reforma efetuada em 1999, visando a Copa do Mundo de 2000, a sua capacidade foi reduzida para 103.022 pessoas”. Assim, vive hoje da fama do passado, uma vez que perdeu o posto de maior do mundo.
No universo do futebol atual, entretanto, não se vislumbra mais prioridade no tamanho dos Estádios, mas as suas condições técnicas de funcionamento, conforto, segurança, saídas de emergência seguras, além de opções alternativas para a sua múltipla utilização em outros esportes, como futebol de salão, voleibol, basquete, tênis, shows musicais, feiras diversas etc. A modernidade trazida pela avançada tecnologia, vem produzindo coisas impensáveis e inimagináveis!
No mundo digitalizado em que vivemos, em que há crescentes avanços tecnológicos, está fazendo surgir os chamados “estádios inteligentes”. Exatamente na Europa, onde atualmente o futebol registra a sua grande potencialidade econômica, estão localizados os dois Estádios mais modernos, com funcionamento já de alguns anos. Vejamos, com pequenos detalhes:
1º – ALLIANZ ARENA – MUNICH, ALEMANHA – O Estádio do Bayern foi inaugurado em 2005, com capacidade para 75.000 expectadores, está considerado um dos estádios mais modernos do mundo. Entre as principais inovações estão: a) Há 1056 painéis em formato de diamante em torno de todo o exterior do estádio e com iluminação de LED, que se alteram conforme o evento; b) Como a Alemanha está sujeita a baixas temperaturas no inverno, há um sistema de aquecimento e iluminação que permite que a grama faça a fotossíntese e sobreviva ao frio. É de deixar qualquer biólogo intrigado… ou não é?
2º – CIVITA METROPOLITANO (WANDA) – MADRID, ESPANHA – Inaugurado em 2017, com capacidade para 68.000 expectadores, pertence ao Atlético de Madrid. Em relação à implementação de tecnologia: a) Sua cobertura é feita de 46.500 metros quadrados de fibra de vidro e superfície de politetrafluoretileno localizados a 57 metros acima do campo; b) Há 530 metros quadrados de telões de LED, 3 placares de vídeo e uma cortina de LED de 24 metros localizada na fachada principal do estádio;
Entretanto, o ápice de toda essa modernidade chegará com o novo ESTÁDIO SANTIAGO BERNABEU, do Real Madrid, cuja reforma está em andamento e repleta, também, de inovações tecnológicas, e com capacidade para 105.000 expectadores. O gramado estará sobre uma estrutura submersa, que basta acionar os controles e toda a superfície do gramado será transformada para a utilização por outro esporte ou realização de shows. Para melhor entendimento do que estamos dizendo, basta atentar para as figuras da ilustração acima.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Aposentado do Banco do Brasil – Salvador – BA.
Contribuição do: Blog do Florisvaldo – Informação Com Imparcialidade – 23/07/2023
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS DE:
José Deusimar Loiola Gonçalves Técnico em Agropecuária (Funcionário Publico Aposentado- Extensionista do Governo do Estado de nossa linda e extennsa Bahia); Graduado em Administração de Médias e Pequenas Empresas; Licenciado em Biologia; Pós Graduado Em Gestão Educação Ambiental, e Tecnólogo em Apicultura e Meliponicultura. Zap: (75) 99998-0025 (Vivo) . Blog: https://www.portaldenoticias.net/deusimar