VALE A PENA LER DE NOVO:BLOGS DEUSIMAR DAS ABELHAS COMPARTILHANDO MAIS UMA CRÔNICA DO CRONISTA AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS.

31

VALE A PENA  A LER DE NOVO
Olá leitores(as) amigos(as) de nossos blogs!!
Antes da apreciada na completa e abalizada crônica , leiam esta anedota filosófica, que tem uma forte semelhança com a narrativa do cronista Agenor Francisco dos Santos.

Uma certa feita, uma linda garota vai ao salão de beleza se embelezar para logo mais a noite participar de seu sonhado casamento. Ao sair do salão toda reproduzida, vem passando um casal de pombos, e puft em sua cabeça. A garota injuriada , começa a xingar o casalzinho de inocentes de tudo quanto é nome, sem um mínimo se quer de razão. Já imaginou, se ao invés da cagada de um casalzinho de pombos, nosso Arquiteto do Universo, tivesse deixado um par de asas também, para as vacas!!ssrsrsr!!
Complemento do blogueiro de Deusimar das Abelhas à abalizada crônica do cronista Agenor Francisco dos Santos.
Crônica: Entre a manga e a jaca

fruta manga

fruta jaca

MANGA:Peso normal de Poucas gramas, até 1 quilogramas JACA: Peso normal de três a 15 quilogramas.

As dificuldades e problemas de diversas dimensões que povoam o universo da vida das pessoas são mensurados e avaliados de formas diferentes, conforme o emocional de cada um ou mesmo a visão crítica que se deseja atribuir a cada episódio. Essa tendência de avaliar tudo tanto vale para pequenos como grandes fatos do cotidiano, diferenciando-se entre si, apenas, conforme a intensidade envolvida no processo e as reações resultantes. Para bem caracterizar essa prática corrente, é oportuno lembrar o ditado popular usado sempre que se deseja ressaltar um fato extremo: “engole um elefante e se engasga com um mosquito”. Mesmo nos casos mais delicados, como comentar notícias da enfermidade de alguém ou o registro de tragédias, a tônica é exagerar na gravidade, provocando lamentações e dor. Por exemplo, quantas vezes se dramatiza excessivamente uma pequena enfermidade curável, enquanto tantos outros lutam de forma heroica e resignada para vencer um câncer incurável! Também o exame das prioridades são estabelecidas conforme o peso que se atribui a cada caso, em particular, dentro de um conjunto.
Mas, em meio a todas essas aparentes divagações filosóficas, a curiosidade do leitor fica mais aguçada e logo o questionamento se torna natural: “o que tem a ver a manga e a jaca em tudo isso?”. Pode até parecer hilário, mas é significativo que se abstraia lições educativas sempre que as oportunidades se apresentem. Nos grandes centros, a vida das pessoas atualmente está vinculada à convivência em comunidades ou condomínios, de onde emanam as divergências, incompreensões e conflitos de toda ordem, geralmente sobrando para o síndico dessa sociedade. Assim, ouvi recentemente um desabafo mordaz e inteligente de um síndico de condomínio de luxo da capital, narrando diálogo produzido entre ele e uma condômina:
– Então, caiu uma manga sobre o meu carro, amassando-o um pouco e quero saber o que o Condomínio vai fazer para cobrir o prejuízo?

Com muito equilíbrio e sapiência ante a insignificância do problema que lhe era apresentado, se comparado com a magnitude de tantos outros que surgem no dia a dia do condomínio e que, obviamente, exigem maior capacidade de gestão para resolvê-los, saiu-se ele com essa pérola:
– Minha senhora, meus parabéns, ainda bem que só isto aconteceu… mas, imagine se fosse uma jaca, como não teria ficado!

Feita uma rápida reflexão comparativa, resignada ante o fato real e o imaginário citado pelo síndico, a condômina logo se convenceu de que estava realmente se engasgando com um mosquito! O episódio pode servir de exemplo em nossas vidas, recomendando-nos tolerância, moderação, equilíbrio e prudência na correta interpretação da gravidade atribuída aos acontecimentos à nossa volta.

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA [email protected]
CONTRIBUIÇÃO DO CRONISTA AGENOR FRANCISCO DOS SANTOS.
COLABORAÇÃO E COMPLEMENTOS:
CARTAO DE VISITA DEUSIMAR