O que você precisa saber para fazer flutuação no Rio Sucuri em Bonito

36

Flutuação no Rio Sucuri é um dos muitos passeios imperdíveis na região 

Conhecer as águas azuis e transparentes do Rio Sucuri é um dos passeios imperdíveis para quem visita BonitoConsiderado um dos três rios mais limpos do mundo, além das espécies variadas de peixes, como piraputangas, dourados e curimbas, o Rio Sucuri tem um verdadeiro jardim subaquático, com plantas de diversos tamanhos, formas e cores. O fundo é branquinho, formado por pedaços de caramujos calcificados. A alta concentração de cálcio é a responsável pela transparência das águas, fazendo com que seja possível ver com muita nitidez tudo o que se passa no fundo do rio. Por isso, fazer flutuação no Rio Sucuri é uma experiência inesquecível e diferente de outras flutuações em qualquer outro lugar do planeta.  

Para fazer a flutuação, é preciso ir até a Fazenda São Geraldo, a 18 quilômetros do centro de Bonitoonde fica a nascente do rio. É de lá que os grupos de visitantes são guiados para o passeio. É preciso percorrer uma trilha leve, de cerca de 400 metros em meio à mata ciliar para chegar ao deque onde começa a aividade. Dos dois mirantes situados no percurso, logo se vê a nascente do rio. A beleza da paisagem é radiante: a exuberância da vegetação e o azul da água iluminada pelos raios de sol fazem a caminhada valer a pena e são um belo convite para que os turistas queiram ainda mais fazer o passeio no rio Sucuri, que tem esse nome por conta do desenho que seu curso d’água faz. 

A flutuação no Rio Sucuri tem aproximadamente 1.800 metros, sendo que o trecho do rio onde ocorre a atividade tem dois metros de profundidade. Ao chegar na Fazenda São Geraldo, além de receber todos os equipamentos necessários –  roupa de neoprene, colete salva-vidas, máscara snorkel e sapatilhas -, o visitante também passa por um rápido treinamento, a fim de que aqueles que nunca fizeram a atividade tenham todas as instruções necessárias para que tudo ocorra da melhor maneira possível.  

O tempo de flutuação dura em média uma hora. No entanto, é interessante reservar entre duas horas e meia e três horas do dia para realizar o passeio completo. 

Quem pode fazer o passeio de flutuação no Rio Sucuri 

flutuação no Rio Sucuri é indicada para pessoas de todas as idades, mas crianças pequenas só podem participar do passeio acompanhadas por adultos responsáveis. Não é preciso saber nadar, mas é bom ter alguma intimidade com a água. O passeio dura aproximadamente uma hora e sempre é guiado por um profissional especializado. Além disso, barcos de apoio acompanham toda a atividade, permitindo que seja possível descansar um pouco, caso necessário. Os equipamentos garantem flutuabilidade, o que facilita a atividade.  

Harmonia com a natureza 

Não é à toa que Bonito é considerada a capital do ecoturismo no Brasil. Aqui a lei é curtir a natureza de maneira harmoniosa, com o menor impacto ao meio ambiente. Por isso, o uso de repelentes e protetor solar não é permitido durante a flutuação. Antes de seguir para o rio, os visitantes precisam tomar uma ducha para retirar do corpo os resquícios desses tipos de produtos.  

A proximidade com os peixes é incrível, mas a orientação é não tocar neles de maneira alguma, assim como em troncos, pedras e plantas, de modo que nada naquele ambiente seja modificado. Outro pedido é evitar pisar no fundo do rio e nem bater os pés durante a flutuação, para não levantar sedimentos e prejudicar a transparência da água.  

Melhor época do ano para ir fazer flutuação no Rio Sucuri 

O passeio de flutuação no Rio Sucuri pode ser feito durante o ano todo. Na época de chuvas, que vai de outubro a abril, é comum a água ficar um pouco mais sedimentada e, por isso, um pouco menos transparente. 

O período de seca, que vai de maio a setembro, é o melhor para praticar flutuações em Bonito. Apesar do frio típico dessa época, a escassez de chuvas faz com que visibilidade na água atinja o auge. 

E a foto durante a flutuação no Rio Sucuri? 

A dica é levar com você uma câmera subaquática, para que nenhuma memória deixe de ser registrada. Se o visitante não tiver uma, não precisa se preocupar, pois sempre é possível alugar uma nas agências de turismo ou usar o serviço de um fotógrafo que acompanha a flutuação e captura os melhores momentos. 

O que mais levar para o passeio de flutuação no Rio Sucuri 

  • Dinheiro para consumos extras
  • Repelente e protetor solar para usar na trilha
  • Roupa de banho
  • Chinelo
  • Toalha
  • Roupas secas para colocar após a atividade

 Por agência digital emarket